(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas MINISTRO DA SAÚDE

Queiroga falou com Bolsonaro antes de suspender vacinação de adolescentes

Presidente, no entanto, negou que impôs medida, mas disse que expôs 'sentimento, baseado em tudo o que lê e vê'


16/09/2021 20:28 - atualizado 16/09/2021 21:07

Bolsonaro repetiu o argumento do Ministério da Saúde e disse que a Organização Mundial da Saúde (OMS) não recomendava a imunização de adolescentes sem comorbidades
Bolsonaro repetiu o argumento do Ministério da Saúde e disse que a Organização Mundial da Saúde (OMS) não recomendava a imunização de adolescentes sem comorbidades (foto: EVARISTO SÁ/AFP)
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, teve uma conversa com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) antes de recuar e orientar que adolescentes de 12 a 17 anos sem comorbidades não fossem vacinados por enquanto. O diálogo foi revelado nesta quinta-feira (15/9), um dia depois de a nota informativa ser publicada pela pasta.

Bolsonaro repetiu o argumento do Ministério da Saúde e disse que a Organização Mundial da Saúde (OMS) não recomendava a imunização de adolescentes sem comorbidades. No entanto, o que a OMS salientou foi que a vacinação do público citado não era prioritária. O presidente também disse que “expôs o seu sentimento” a Queiroga.

“A minha conversa com o Queiroga não é imposição. Eu levo para ele o meu sentimento, o que eu leio, vejo e o que chega ao meu conhecimento. A OMS é contra a vacinação entre 12 a 17 anos. A Anvisa aqui no Brasil é favorável à vacinação de todos os adolescentes com a Pfizer. É uma recomendação, você é obrigado a cumprir?”, questionou Bolsonaro.

Queiroga disse que mais de 3,5 milhões de adolescentes foram vacinados antes do dia 15 de setembro, data em que o Ministério da Saúde marcou a imunização de pessoas entre 12 e 17 anos com comorbidades. O ministro também disse que estados e municípios utilizaram todas as vacinas, uma vez que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) havia autorizado apenas a Pfizer neste público.
 

Leia mais sobre a COVID-19

Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre  sintomas prevenção pesquisa  vacinação .
 

Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns

Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara?  Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina?   Posso beber após vacinar?  Confira esta e outras  perguntas e respostas sobre a COVID-19 .

Acesse nosso canal e veja vídeos explicativos sobre COVID-19

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)