UAI
Publicidade

Estado de Minas VACINAÇÃO

Queiroga diz que vacinação de adolescentes foi 'intempestiva'

Ministro afirmou que alguns estados estariam aplicando vacinas de outros fabricantes além da Pfizer


16/09/2021 18:42 - atualizado 16/09/2021 21:16

Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga
Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga (foto: Walterson Rosa/MS)
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse em entrevista coletiva nesta quinta-feira (16/9) que a vacinação contra COVID-19  em adolescentes foi feita de maneira “intempestiva” pelos governadores e prefeitos. Em alguns locais, como São Paulo, a vacinação foi adiantada.
 "Estados e municípios iniciaram essa vacina antes, até no mês de agosto, a vacina que era para começar ontem", disse ele durante entrevista coletiva. "Como conseguimos coordenar a campanha dessa forma?", perguntou.

Queiroga afirmou que alguns estados estariam aplicando vacinas de outros fabricantes além da Pfizer, que é o único autorizado pela Anvisa para menores de idade. 
"Sigam a recomendação do PNI [Plano Nacional de Imunização], não apliquem vacinas que não tenham autorização da Anvisa", disse. "Não vamos aceitar isso. Temos compromisso com todos os brasileiros, mas em especial com os adolescentes, que são o futuro dessa nação". 

O ministro recomendou que os adolescentes, com comorbidades, não devem completem a imunização e voltar aos postos para a segunda dose.

“Aqueles sem comorbidades, independentemente da vacina que tomaram, não tomem outra, por uma questão de cautela. Os com comorbidades podem completar o esquema vacinal”, disse.

O ministro também disse que o Brasil sofre com o “excesso de vacinas”.
 

Leia mais sobre a COVID-19

Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre  sintomas prevenção pesquisa  vacinação .
 

Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns

Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara?  Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina?   Posso beber após vacinar?  Confira esta e outras  perguntas e respostas sobre a COVID-19 .

Acesse nosso canal e veja vídeos explicativos sobre COVID-19



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade