(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas VACINAÇÃO DE IDOSOS

Queiroga sobre terceira dose em idosos: 'Governadores tratam como troféu'

Queiroga disse que os mandatários cobram a segunda dose, mas não cumprem as regras estipuladas pela pasta, que acordou em vacinar idosos depois do dia 15


16/09/2021 16:05 - atualizado 16/09/2021 17:39

Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga
Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga (foto: Walterson Rosa/MS)
Durante coletiva de imprensa, nesta quinta-feira (16/9), o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, criticou governadores e prefeitos que vacinaram idosos com mais de 70 anos com a terceira dose antes do prazo estipulado pelo Ministério da Saúde.

“O que nós dissemos? Idosos a partir de 70 anos devem receber a dose de reforço a partir do dia 15. Basta olhar o que vocês publicam. Aí começa: 'aí já começamos a vacinar os idosos com a  terceira dose’, como se isso fosse um troféu para ser exibido”, disse.
 
 
De acordo com Queiroga, os governadores e prefeitos cobram a segunda dose, mas não cumprem as regras estipuladas pelo Ministério. “Vamo parar com isso, né?”, perguntou.

“Se continuar assim, a gente não avança”, pontuou.

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), entrou em uma briga com Queiroga sobre o assunto. Os dois trocaram muitas farpas após o político do PSDB antecipar as terceiras doses para 6 de setembro, nove dias antes da data prometida pelo Ministério da Saúde.

Em BH, a dose também foi adiantada. A Prefeitura de Belo Horizonte começou a aplicar a terceira dose em 13 de setembro, dois dias antes do previsto pelo Ministério da Saúde.

A dose de reforço da vacina contra a COVID em idosos está sendo feita com o imunizante da Pfizer. Poderão se vacinar os idosos que estão nesta faixa etária e que tomaram a segunda dose.
 

Leia mais sobre a COVID-19

Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre  sintomas prevenção pesquisa  vacinação .
 

Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns

Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara?  Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina?   Posso beber após vacinar?  Confira esta e outras  perguntas e respostas sobre a COVID-19 .

Acesse nosso canal e veja vídeos explicativos sobre COVID-19

 
 
 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)