(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas COVID-19

Câmara Municipal de Esmeraldas reduz convidados para posse

Na onda vermelha, a solenidade de posse do prefeito, vice-prefeito e vereadores será em clube e cada um poderá levar cinco em vez de 10 convidados


31/12/2020 16:06 - atualizado 31/12/2020 17:20

Clube vai receber 78 pessoas, entre empossados e convidados, mais a equipe de trabalho. Na onda vermelha do Plano Minas Consciente, as atividades são só as essenciais para evitar aglomeração(foto: Foto: Divulgação/Prefeitura de Esmeraldas)
Clube vai receber 78 pessoas, entre empossados e convidados, mais a equipe de trabalho. Na onda vermelha do Plano Minas Consciente, as atividades são só as essenciais para evitar aglomeração (foto: Foto: Divulgação/Prefeitura de Esmeraldas)
A Câmara Municipal de Esmeraldas, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, vai reduzir pela metade o acesso de convidados para a solenidade de posse dos vereadores, prefeito e vice-prefeito. O evento está marcado para acontecer no dia 1° de janeiro e, com a redução de convidados, o clube Itaporã, local de escolhido para a realização do evento, vai receber 78 pessoas, entre empossados e convidados, mais a equipe de trabalho.
 
Antes da decisão, cada empossado tinha o direito de levar 10 convidados, o que somando dá um total, entre empossados e convidados, de 143 pessoas, fora a equipe de trabalho. 
 
Na portaria publicada nesta quinta-feira (31/12), a Câmara Municipal afirma que a decisão foi decorrente a regressão da microrregião Betim, onde inclui a cidade de Esmeraldas, para a onda vermelha do Plano Minas Consciente e que por isso, pede medidas mais restritivas para combater os avanços da COVID-19.
 
Por isso, os cinco convidados de cada empossado serão membros da família de 1° e até 2° grau de parentesco, que incluem pai, mãe, filhos, avós, netos, irmãos e cônjuges. 
 
De acordo com o Plano Minas Consciente, na onda vermelha ficam permitidos apenas serviços essenciais como supermercados, padarias, lanchonetes, lojas de conveniência, farmárcias e drogarias. Bares e restaurantes só se forem para delivery ou retirada no balcão. As restrições, segundo o plano são para evitar aglomerações.
 
Outras cidades de Minas Gerais em decorrência da alta de casos da COVID-19 e também atendendo as restrições da onda vermelha decidiram restringir a presença na posse dos eleitos do legislativo e executivo  apenas para os eleitos.

Nota de esclarecimento

Em decorrência da reportagem publicada nessa quarta-feira feira (30/12) pelo jornal Estado de Minas, a Câmara Municipal de Esmeraldas afirma que o clube foi cedido para a realização da posse dos representantes do Executivo e Legislativo.
 
A razão da escolha do local, segundo a nota, está fundamentada justamente na cautela de se buscar amplitude de espaço para maior distanciamento social possível, considerando que o plenário da Câmara não comporta mais que 25 (vinte e cinco) pessoas, atendendo as regras de distanciamento e a reunião solene de posse exige aparato maior que envolve número de pessoas excedente para a própria execução do serviço.
 
Ainda segundo a nota, a dimensão contratual é para até 200 pessoas e considerou que dos 13 agentes políticos, cada um pudesse levar até 10 convidados, o que por si só ensejaria até 130 pessoas, mas não fora um determinante sendo certo que o senso dos eleitos tem demonstrado franca indisposição de comparecimento integral e exposição de sua parentela por dever de consciência.
 
Além disso, segundo o texto, o restante desse montante de pessoas ainda tem equipes de montagem, de sonorização, filmagem, cerimonial e servidores que necessariamente precisam conduzir os trabalhos para legitimidade e oficialidade.
 
Por fim, segundo a nota, a escolha pelo Clube Itaporã dispõe de um espaço de aproximadamente 1000 metros quadrados, único local mais amplo que comporta o evento na cidade e que a sua escolha não fora por motivo de festividade.
 

O que é o coronavírus


Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp

Como a COVID-19 é transmitida? 

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?


Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam:

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal
Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus. 

Vídeo explica por que você deve 'aprender a tossir'


Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

 

 
 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)