(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CORONAVÍRUS

Brasil fecha o dia com 733 mortes e prestes a superar 1,9 milhão de casos

Taxa de incidência da COVID-19 no país é de 897 a cada 100 mil habitantes


postado em 13/07/2020 18:42 / atualizado em 13/07/2020 19:54

Apesar dos números preocupantes de crescimento da doença, Brasil já supera 1 milhão de curados da COVID-19(foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)
Apesar dos números preocupantes de crescimento da doença, Brasil já supera 1 milhão de curados da COVID-19 (foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)
A última atualização dos números do Ministério da Saúde e do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass) mostra que o Brasil terá dificuldade para se livrar da ameaça do novo coronavírus. Nesta segunda-feira (13), foram registrados 733 novos óbitos e 20.286 pessoas infectadas, dados que assustam em relação à taxa de incidência da doença no país – que é atualmente de 897 a cada 100 mil habitantes.
 
Em números absolutos, o Brasil acumula 72.833 mortes e 1.884.967 casos desde o início da pandemia. Por outro lado, o país lidera há mais de duas semanas o balanço do total de recuperados: hoje acima de 1,2 milhão de pacientes. Ou seja, 66% dos brasileiros acometidos pela COVID-19 já não apresentam mais os sintomas ou não correm mais risco de morte.
 
A velocidade do avanço do novo coronavírus no Brasil vai ao encontro de recente pesquisa feita por cientistas da Funcional Health Tech, plataforma que trabalha com dados do setor de saúde de todo o país.

O estudo apontou que o Brasil teria seu pico em 6 de julho, com possibilidade de superar 1,7 milhão de infectados ativos no mês – na última segunda-feira, data apontada pelo estudo como a de curva mais acentuada de contaminados, o Brasil tinha pouco mais de 1,65 milhão de infectados.

A situação nos estados


As estatísticas têm crescido enquanto prefeitos e governadores discutem medidas de flexibilização da economia.  
 
Além do alto número de recuperados, um alento é que alguns estados parecem gradativamente atingir a estabilidade. São Paulo é um deles: nesta segunda-feira, foram registradas 57 mortes e 2.610 casos em 24 horas. No total, no estado, são mais de 374 mil casos e quase 18 mil mortes.
 
O Rio de Janeiro também sinaliza pequena evolução em sua curva, com dados parecidos aos de São Paulo – 59 óbitos e 2.360 casos em 24 horas.  
 
Minas Gerais, por outro lado, está com tendência de crescimento. O último balanço sinalizou que 1.615 pessoas já perderam a vida por COVID-19 e 76.822 foram infectadas. 
 
E o sistema de saúde já começa a sofrer consequências. A ocupação dos leitos da rede pública está em 61,41% para enfermaria e 69,99% nas UTIs.

As macrorregiões com maiores taxas de ocupação nas UTIs são Vale do Aço, com 87,50%, Triângulo do Norte, com 84,41%, e Central, com 81,70%. 
 

[VIDEO2]

O que é o coronavírus


Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte. 
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp

[VIDEO3]

Como a COVID-19 é transmitida? 

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?

[VIDEO4]

Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19
Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam:

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal
Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus. 

Vídeo explica por que você deve 'aprender a tossir'

Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)