(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas NOITE DE TENSÃO

Incêndio na Santa Casa de BH é o terceiro nos últimos dez anos

Chamas já tomaram conta da Santa Casa de Belo Horizonte em 2012 e 2016, mas esta foi a primeira vez que houve vítimas


28/06/2022 18:21 - atualizado 28/06/2022 19:14

Fachada da Santa Casa de BH
Santa casa de BH já foi atingida por outros incêndios (foto: Edesio Ferreira/EM/D.A Press)
O incêndio na Santa Casa de Belo Horizonte, Região Centro-Sul da cidade, na noite dessa segunda-feira (27/6), assustou pacientes e funcionários do hospital. Mas esse não foi o primeiro. Nos últimos 10 anos, outras duas vezes as chamas tomaram conta do prédio: 2012 e 2016. Apesar disso, esta foi a primeira vez em que houve vítimas.
 

As chamas começaram no 10º andar do prédio, onde funciona o Centro de Terapia Intensiva (CTI). De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), o fogo começou com uma pequena explosão em um dos equipamentos da unidade hospitalar e, posteriormente, evoluiu para um princípio de incêndio.
 
 

Assim que o fogo iniciou, foi feita a evacuação do prédio e vários pacientes tiveram que abandonar os tratamentos. Durante a transferência das pessoas para outras unidades de pronto atendimento ou outras alas do hospital, três mortes foram confirmadas.
 
 
Duas vítimas já foram identificados: Cezar Freitas de Jesus, 51 anos, e Otávio Jordany Melo Rezende, 23 anos. Segundo o comunicado da Santa Casa, ambos já estavam em estado grave.
 
Além disso, 25 funcionários foram internados e dois estão em estado grave, no Centro de Terapia Intensivo (CTI). Todos eles atuaram na transferência dos pacientes internados no andar na hora do incêndio e inalaram fumaça.  
 
 

Relembre outros incêndios na Santa Casa:

2016

Em 2016, as chamas atingiram grandes proporções em um dos 13 anexos do prédio. No local, funcionava a engenharia clínica, manutenção de aparelhos e o Centro de Estudos do hospital. Na época, o fogo estava próximo à entrada pela Rua Piauí, onde funciona o estacionamento do hospital. A preocupação dos bombeiros era que o fogo chegasse ao almoxarifado, no subsolo do prédio atingido, onde haviam vários cilindros de oxigênio. 

Apesar das chamas terem tomado grandes proporções, não houve vítimas. No entanto, a fumaça atingiu o prédio principal e pacientes se desesperaram com a situação e foram tranquilizados pelos funcionários.
 

Na época, o fogo causou prejuízo de pelo menos R$ 1 milhão, segundo a diretoria da Santa Casa. O valor era referente a 12 respiradores destruídos após o incidente. Do mesmo modo, vários equipamentos que estavam em manutenção, arquivos e prontuários se perderam nas chamas.

2012

Na tarde de 5 de dezembro de 2012, funcionários e pacientes também ficaram assustados com um princípio de incêndio no fosso do elevador de roupas sujas do prédio principal. Na ocasião, funcionários se mobilizaram para controlar o fogo, que assustou quem passava pela Avenida Francisco Sales. 
 
Leia também:  Paciente relata desespero

A fumaça saía pela janela do subsolo e várias pessoas telefonaram para o Corpo de Bombeiros, que mandou uma grande equipe ao local. A brigada do próprio hospital conseguiu debelar as chamas, mas os militares perceberam falhas na segurança da unidade e anunciaram uma vistoria para avaliar a estrutura.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)