(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PANDEMIA

Janeiro tem explosão de casos de COVID, mas com menos mortes, em Uberaba

Diretor do HRU, considerou que, graças à vacinação, atualmente, um maior número de pacientes internados em UTIs recebem alta médica


01/02/2022 12:55 - atualizado 01/02/2022 13:03

Ilustração do coronavírus
Uberaba, que tem cerca de 340 mil pessoas, já aplicou quase 600 mil doses da vacina contra a COVID-19 (foto: Pixabay)
O primeiro mês de 2022 em Uberaba fechou com quatro vezes mais casos da COVID-19 que o até então mês mais contagioso na cidade, desde o início da pandemia, que foi maio. Mas com cinco vezes menos mortes.
 
Em números absolutos, foram 21.492 novos infectados nesse último mês, sendo que maio de 2021 registrou 5.351 novos casos. Por outro lado, no que diz respeito às mortes, foram registradas 43 em janeiro deste ano; já em maio do ano passado foram contabilizados 214 óbitos.
Segundo o diretor do Hospital Regional de Uberaba (HRU), graças à vacinação, atualmente, um maior número de pacientes internados na ala de UTI do hospital tem recebido alta médica e, consequentemente, vem ocorrendo menos mortes.
 
“Se compararmos o alto número de casos ativos que temos atualmente, podemos considerar que a vacinação está sendo eficaz com relação ao aumento de pessoas internadas em UTI que tem recebido alta médica”, considerou.
 
Além disso, diferentemente de maio do ano passado, quando as UTIs de Uberaba estavam no limite ou perto disto, segundo o último boletim epidemiológico, divulgado na noite desta segunda-feira (31), apesar do alto número de casos ativos de COVID (mais de 7 mil) que hoje existe na cidade, a sua ala de UTI está em cerca de 50%.
 
quadro
Último boletim epidemiológico de Uberaba, divulgado na noite desta segunda-feira (31/1) (foto: Prefeitura de Uberaba/Divulgação)
 
 
Vacinação perto de 100% em adultos
 
Segundo informações do Vacinômetro de Uberaba, atualizado nesta segunda-feira (31/1), 97,90% das pessoas que residem em Uberaba com 18 anos ou mais foram imunizadas com as duas doses e a dose única da vacina contra a COVID-19.
 
Já com relação a cobertura vacinal das duas doses em pessoas de 12 anos ou mais, ainda conforme o atual Vacinômetro da cidade, a porcentagem é de quase 90%.
 
tabela
Atual Vacinômetro de Uberaba, atualizado neste segunda-feira (31/1) (foto: Prefeitura de Uberaba/Divulgação)
 
 
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, nesta terça-feira (1/2), o cronograma da vacinação contra a COVID convoca para receberem as suas primeiras doses as crianças de 7 anos, sem comorbidades. Na quarta-feira (2/2), será a vez das crianças de 6 anos, sem comorbidades.
 
“E se você ainda não levou seu filho de 5 a 11 anos, com comorbidades ou deficiência permanente, dá tempo! A vacinação dos grupos já contemplados continua”, destaca a Secretaria de Saúde de Uberaba, aos pais e responsáveis por crianças com comborbidades e deficiência permanente.

Leia mais sobre a COVID-19

Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomasprevençãopesquisa vacinação.
 

Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns

Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.

Acesse nosso canal e veja vídeos explicativos sobre COVID-19



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)