(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19

Aplicados com dose de reforço contra COVID em BH celebram alívio da vacina

Imunização segue na capital mineira com dose extra de vacina; idosos já estão recebendo a aplicação


18/11/2021 10:54 - atualizado 18/11/2021 13:49

Seringa com vacina contra a COVID-19
Vacinação no posto da UFMG (foto: Edesio Ferreira/EM/D.A Press)
Alívio. É este o sentimento que os vacinados com a dose de reforço contra a COVID em Belo Horizonte estão sentindo. Nesta quinta-feira (17/11) a imunização mirou idosos de 83 e 82 anos, além de pessoas de outras faixa etárias, tomando a segunda dose da vacina na repescagem.
 
Na unidade de vacinação em formato drive-thru montada na UFMG, a reportagem conversou com pessoas de grupos diferentes, que tomaram a dose extra e comemoraram a oportunidade de reforçar a imunização. 
 
Para Célia Maria Almeida, de 77 anos, a dose de proteção traz tranquilidade. "Tive o vírus em março deste ano, mas graças a Deus não tive sintomas fortes, perdi apenas o olfato, que ainda não voltou por completo", relata. "Estava muito ansiosa para poder tomar este reforço, ainda mais na minha idade, que é mais perigoso, precisamos ter um isolamento maior. Me sinto mais tranquila agora, com esta terceira dose", completa.
 
Na foto, enfermeira aplicando vacina no braço da idosa
Célia Maria Almeida, de 77 anos (foto: Jair Amaral/EM/D.A Press)
 
 
Quem também se sentiu aliviado foi Felisberto Carvalho Góis, de 67. "Eu me sinto mais seguro e protegido contra a COVID, agora que tomei a dose de reforço", ressalta.
 
Enfermeira aplicando seringa com vacina de reforço
Felisberto Carvalho Góis, de 67 anos (foto: Jair Amaral/EM/D.A Press)
 
  
Em relação às medidas de proteção, os entrevistados concordam que seria necessário que as pessoas continuassem fazendo o uso de máscara em locais fechados, álcool em gel na entrada de estabelecimentos, e mantendo o distanciamento: “Acho que até todo mundo se sentir seguro, é importante continuar seguindo as medidas de proteção", afirma Célia Maria.

 
Dose de reforço

  
A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) reforça que só poderão tomar o reforço, quem tiver com o intervalo de aplicação da última dose com seis meses completos. 
 
De acordo com a PBH, para tomar as doses é necessário levar o cartão de vacina, CPF, comprovante de endereço em Belo Horizonte e documento oficial com foto. 
 
O horário de funcionamento dos locais de vacinação em dias úteis é das 8h às 17h para pontos fixos e extras e das 8h às 16h30 para pontos de drive-thru. 
 
Há também pontos de vacinação com horário noturno, que funcionam de segunda a sexta-feira. Confira os horários e endereços:
 
  • UFMG Campus Saúde (Escola de Enfermagem): avenida Professor Alfredo Balena, 190 - Santa Efigênia – Funcionamento das 12h às 20h;
  • Faculdade Pitágoras: rua dos Timbiras, 1.375 - Funcionários – Funcionamento das 8h às 20h;
  • UNA-BH: rua Aimorés, 1.451 - Lourdes – Funcionamento das 8h às 20h;
  • Faminas-BH: avenida Cristiano Machado, 12.001 - Vila Clóris – Funcionamento das 8h às 20h.
*Estagiária sob supervisão do subeditor João Renato Faria
 

Leia mais sobre a COVID-19

Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomasprevençãopesquisa vacinação.
 

Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns

Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.

Acesse nosso canal e veja vídeos explicativos sobre COVID-19

 
 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)