(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas IMUNIZAÇÃO

Minas espera vacinar todos os adolescentes até primeira quinzena de outubro

Ministério da Saúde emitiu nota técnica para corrigir a previsão feita há mais de uma semana de não imunizar os adolescentes


23/09/2021 12:31 - atualizado 23/09/2021 15:01

Estado recebeu doses da Pfizer para completar terceira dose de adultos e vacinar adolescentes
Estado recebeu doses da Pfizer para completar terceira dose de adultos e vacinar adolescentes

Após a polêmica em torno da vacinação contra COVID-19 para adolescentes em todo o país, Minas Gerais vai imunizar todos os jovens entre 12 e 17 anos entre o fim de setembro e o começo de outubro. O anúncio foi feito pelo secretário estadual de saúde, Fábio Baccheretti, em entrevista coletiva nesta quinta-feira (23/9), na Cidade Administrativa. 

LEIA TAMBÉM:  Minas aguarda autorização da Anvisa para incluir crianças na vacinação
 
Ele afirmou que o  Ministério da Saúde emitiu nota técnica para corrigir a previsão feita há mais de uma semana de não imunizar os adolescentes , exceto os que tinham comorbidades. Desse modo, a orientação é para que todos possam ir aos postos de saúde para continuar a aplicação de doses.

Várias cidades de Minas já haviam iniciado o processo com as vacinas em excesso.

"É um excelente momento de acalmar as mães de adolescentes. Houve decisões de suspensão da vacinação, mas a Anvisa avaliou que não é problema. O risco de qualquer efeito colateral é pequeno. A doença continua sendo mais perigosa que o efeito da vacina. A vacina é segura e deve ser dada também às crianças. A Pfizer já mostrou que é segura a vacinação em crianças", afirmou Baccheretti.

Ele afirmou que as cidades poderão escolher qual grupo será prioritário para acelerar a vacinação: "A deliberação feita em 3 de setembro permite ao município escolher qual grupo é o mais importante. Temos que lembrar que cada município tem seu caso. Teremos doses disponíveis nas duas semanas para vacinar todos os adolescentes a partir de 12 anos".

O secretário também disse que o estado recebeu doses da Pfizer do Ministério da Saúde para concluir a vacinação de adultos e acelerar a imunização dos adolescentes. O imunizante é, até o momento, o único autorizado para a aplicação em pessoas de 12 a 17 anos. 
 
"É questão de semanas para que possamos concluir a dose de reforço em idosos acima de 70 anos e vacinarmos os adolescentes", afirma. 

Até agora, Minas vacinou mais de 23 milhões de pessoas com a primeira dose. Até agora, a primeira dose foi aplicada em 93,34% da população adulta, enquanto 47,06% tomaram a segunda dose. A média de vacinas aplicadas por dia é de 331 mil.
 

Leia mais sobre a COVID-19

Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre  sintomas prevenção pesquisa  vacinação .
 

Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns

Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara?  Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina?   Posso beber após vacinar?  Confira esta e outras  perguntas e respostas sobre a COVID-19 .

Acesse nosso canal e veja vídeos explicativos sobre COVID-19

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)