(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas 'POUCAS DOSES'

COVID: aumento de casos força Camacho a fechar escolas e bares

Secretário reclama da quantidade de doses da vacina recebida e do relaxamento das medidas sanitárias pela população


11/09/2021 18:48 - atualizado 11/09/2021 19:04

Camacho está com o maior número de casos ativos desde o início da pandemia da COVID-19
Camacho está com o maior número de casos ativos desde o início da pandemia da COVID-19 (foto: Paulo Filgueiras/EM/D.A Press))

Camacho, na Região Centro-Oeste de Minas, suspendeu as aulas presenciais e proibiu o funcionamento de bares com público. O decreto com novas restrições foi publicado nessa sexta-feira (10/9).

A decisão foi tomada após o município, de pouco mais de 3,1 mil habitantes, registrar o maior índice de casos ativos durante toda a pandemia da COVID-19. Atualmente, 21 pessoas estão em tratamento contra a doença e uma idosa está internada.



A maior parte está nos mesmos núcleos familiares. “As pessoas têm deixado de seguir os protocolos sanitários, como o uso de máscaras”, afirmou o secretário de Saúde, Júlio Lopes. Para ele, a queda nos indicadores e a vacinação fizeram com que a população baixasse a guarda.

Lentidão da vacinação


O secretário também reclama das quantidade de doses da vacina contra a COVID-19 enviada ao município. Enquanto alguns da região já finalizaram o ciclo de primeira dose em adultos com mais de 18 anos, a cidade ainda está na faixa etária de 22.

“Esses positivos, a maioria não recebeu nem a primeira dose, porque tem adolescentes, tem criança de oito anos e a outra parte recebeu só a primeira dose”, afirmou o secretário.

Dos casos ativos, apenas cinco foram imunizados com as duas doses da vacina. Lopes disse que na última semana o município recebeu um novo lote para avançar. Uma das explicações, segundo o secretário, é de que as outras cidades teriam utilizado a remessa para públicos específicos, como trabalhadores da indústria, para imunizar por idade.

Desde o início da campanha, o município recebeu 3.583 doses. 2.228 pessoas receberam a primeira e destas, 1.156 encerraram o ciclo vacinal. Outras 40 receberam a dose única.

Até a publicação desta matéria a Secretaria de Estado de Saúde (SES) não havia se posicionado sobre o assunto.

As medidas


O decreto mantém o funcionamento da maior parte das atividades comerciais, porém limita o número de pessoas, por exemplo dentro das lojas. As aulas presenciais, retomadas no início da agostos foram, novamente, suspensas.

Confira outras restrições: 

- Academias, estúdios de pilates deverão respeitar a limitação de cinco alunos por vez com agendamento

- Salões de beleza poderão atender um cliente por vez

- Serviço de hotelaria poderá funcionar com 50% da capacidade

- Lava-jato com um cliente por vez mediante agendamento

- Padarias, lanchonetes e sorveterias poderão permitir a permanência de apenas quatro clientes

- Atividades esportivas em espaços públicas estão proibidas

- Aulas presenciais estão suspensas na rede pública

- Bares, trailers, choperias e similares poderão funcionar apenas na modalidade de delivery

- Restaurantes e estabelecimentos de comida pronta poderão funcionar com 10 clientes por vez, de 07h às 22h30, vedada a venda de bebidas alcoólicas

Responsabilidade

Nas redes sociais, ao anunciar as novas medidas, o prefeito Bruno Lamounier chamou os moradores para a responsabilidade. “Acredito que a primeira ação cabe a cada um de nós ao tomar cuidados básicos, usando máscara, álcool em gel e evitando aglomerações, mas o poder público não pode deixar de cumprir seu dever de zelar pela saúde da população”, afirmou.

Desde março do ano passado, a cidade contabiliza 177 confirmações e cinco mortes em decorrência do novo coronavírus. 


* Amanda Quintiliano especial para o EM

 

Leia mais sobre a COVID-19

Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre  sintomas prevenção pesquisa  vacinação .
 

Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns

Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara?  Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina?   Posso beber após vacinar?  Confira esta e outras  perguntas e respostas sobre a COVID-19 .

Acesse nosso canal e veja vídeos explicativos sobre COVID-19


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)