(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas SURTO

Asilo de Santa Rita do Sapucaí registra 27 casos de COVID e 7 mortes

De acordo com a prefeitura, 23 idosos e quatro funcionários foram infectados pelo coronavírus


04/08/2021 19:39 - atualizado 04/08/2021 19:54

Asilo registra surto de COVID-19 em Santa Rita do Sapucaí e 7 idosos morreram(foto: Reprodução Facebook )
Asilo registra surto de COVID-19 em Santa Rita do Sapucaí e 7 idosos morreram (foto: Reprodução Facebook )
Sete idosos faleceram após um asilo registrar surto de COVID-19 em Santa Rita do Sapucaí, no Sul de Minas. A informação foi confirmada pela prefeitura, que informou que 23 idosos e quatro funcionários da instituição foram infectados pelo vírus.

Todos já estavam imunizados com as duas doses da vacina contra o coronavírus. Vale a pena resslatar que a vacina não impede o contágio, mas evita os sintomas mais graves da doença.
 
O primeiro caso de COVID-19 no Asilo de Santa Rita do Sapucaí foi confirmado em 14 de julho. Porém, a prefeitura foi notificada apenas no dia 21 de julho, quando mais quatro idosos apresentaram sintomas. Ao todo, 74 idosos moram na instituição, sendo 45 homens e 29 mulheres.

Entre os dias 14 de julho e 3 de agosto, foram confirmados 27 casos de COVID-19, sendo que sete pessoas morreram em decorrência da doença.

Todas as vítimas, segundo a prefeitura, são idosos que tinham comorbidades. A maioria dos internos e funcionários teve apenas sintomas leves.
 
Os idosos contaminados foram levados para uma área de isolamento determinada pela Vigilância Sanitária e a maioria não apresentou sintomas graves.

Os quatro funcionários que testaram positivo para a COVID-19 também tiveram apenas sintomas leves. Ainda conforme a prefeitura, só um idoso está infectado neste momento.

A Vigilância Sanitária e Epidemiológica está acompanhando a situação do surto diariamente, juntamente com a unidade de Estratégia Saúde da Família e os responsáveis pelo asilo.

COVID-19 em Santa Rita do Sapucaí

O município contabiliza 4.164 casos confirmados de COVID-19 desde o início da pandemia, sendo que 71 moradores não resistiram à doença. O total de recuperados é de 3.994. Os dados foram atualizados na terça-feira (03).
 
Neste momento, 99 pessoas estão infectadas com o vírus em Santa Rita do Sapucaí - 90 em isolamento domiciliar e nove hospitalizadas. São seis pacientes internados na UTI do município, um na clínica médica e dois em Itajubá.  
 

Asilo de Pouso Alegre também registrou surto de COVID

O Asilo Betânia da Providência, em Pouso Alegre, também confirmou casos de COVID-19 em julho desse ano. Ao todo, 20 idosos e seis funcionários foram infectados. Todos já estavam vacinados contra o coronavírus.

Dois idosos, um de 90 anos e outro de 91 faleceram em decorrência da doença. Os outros colaboradores e internos apresentaram apenas sintomas leves.

Na ocasião, a enfermeira responsável pelo asilo, Rosália Guimarães, explicou que a vacina não impede a pessoa de se contaminar, mas previne o agravamento da doença.

“A vacina não vai proibir de você se contaminar. Ela vai te ajudar a não ter sintomas mais graves. Ela previne o agravamento da doença. E foi isso que a gente conseguiu ver aqui. Estão todos recuperando bem. Infelizmente, tivemos essas perdas. Todos os demais idosos e funcionários estão evoluindo com sintomas leves”, explica a enfermeira.
(Gabriella Starneck - Especial para o EM)
 

Leia mais sobre a COVID-19

Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomasprevençãopesquisa vacinação.
 

Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns

Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.

Veja vídeos explicativos sobre este e outros tema em nosso canal

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)