(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PANDEMIA

Pouso Alegre reduz oferta de leitos para COVID após queda de novos casos

Foram fechadas 13 UTIs e 42 leitos clínicos, devido à diminuição nas internações. Cenário é avaliado no dia a dia. Se necessário, novas vagas serão reativadas.


04/08/2021 18:58 - atualizado 04/08/2021 19:05

HCSL fecha 13 UTIs e 42 leitos clínicos exclusivos para COVID-19 devido à diminuição nas internações(foto: Reprodução HCSL)
HCSL fecha 13 UTIs e 42 leitos clínicos exclusivos para COVID-19 devido à diminuição nas internações (foto: Reprodução HCSL)
A prefeitura de Pouso Alegre decidiu reduzir a oferta de leitos exclusivos para o tratamento de pessoas infectadas com o coronavírus. Na última semana, foram fechadas 55 vagas, sendo 42 leitos clínicos e 13 leitos de UTI.

A medida foi adotada diante da queda considerável no número de internações causadas pela COVID. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, Pouso Alegre tem se mantido com uma média próxima de 50 casos positivos por dia. Um dos motivos para essa diminuição de novos casos e a gravidade dos que surgem é o avanço da vacinação, aponta a secretaria. 

Nesse cenário, a oferta de leitos clínicos agora é de 50 vagas. Na UTI, são 44 vagas para tratamento de pacientes com a COVID. “Nós estamos analisando o cenário da pandemia dia a dia e, devido à queda de casos e do número de internações, estamos ajustando esses leitos, caso seja necessário iremos reativar novamente”, diz a secretária de Saúde Silvia Regina.

É preciso manter os cuidados

Entretanto, mesmo com a redução de casos e a queda no número de internações, a secretária de Saúde pede para a população continue seguindo os protocolos de segurança, como higienizar as mãos, manter o distanciamento e usar máscaras.

“Estamos vendo que vacinação está trazendo bons resultados, mas mesmo assim não podemos baixar a guarda, peço que a população continue tomando os devidos cuidados para vencermos essa guerra juntos”, alerta Sílvia Regina.

A orientação para os casos suspeitos de contaminação pelo coronavírus é procurar a UPA assim que surgirem os primeiros sintomas. A UPA está localizada ao lado do Hospital das Clínicas Samuel Libânio, na Rua Comendador José Garcia.

Veja como está a ocupação hospitalar hoje

De acordo com o boletim epidemiológico, divulgado nesta terça-feira (3/8), com dados do dia anterior, os hospitais de Pouso Alegre têm 51 pessoas internadas com a COVID-19, sendo 23 pacientes em leitos clínicos e 28 pacientes em leitos de UTI. Situação bem diferente de dois meses atrás, quando eram 114 pacientes internados,  60 em enfermaria e 54 nas UTIs.

No boletim que traz os dados do fim de semana, mais a segunda-feira, Pouso Alegre não confirmou mortes em decorrência da COVID-19. Há um óbito suspeito em investigação. O número de novos casos infectados foi de 104, nos três dias.

Desde o início a pandemia, Pouso Alegre registra 447 mortes e 23.279 moradores contaminados. Os recuperados são 22.493. Atualmente, em acompanhamento, são 339 pessoas, entre os internados e que cumpre isolamento domiciliar após a confirmação do vírus.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)