(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas NOVO CALENDÁRIO

Juiz de Fora retoma vacinação com 1ª dose após uma semana de interrupção

Antes do atraso no repasse das vacinas contra a COVID-19 pelo Ministério da Saúde, o município pretendia vacinar os juiz-foranos com 18 anos até 14 de agosto


04/08/2021 18:49 - atualizado 04/08/2021 18:51

Em Juiz de Fora, a interrupção na vacinação aconteceu três dias após a cidade ter atingido 25,14% da população imunizada com a 1ª e 2ª doses(foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil )
Em Juiz de Fora, a interrupção na vacinação aconteceu três dias após a cidade ter atingido 25,14% da população imunizada com a 1ª e 2ª doses (foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil )

A vacinação contra a COVID-19, com a primeira dose, será retomada nesta quinta-feira (5/8) em Juiz de Fora, na Zona da Mata mineira. O comunicado foi feito pela prefeitura da cidade na tarde desta quarta-feira (4/8).
 
 
A aplicação do imunizante estava suspensa no município desde quinta-feira (29/7) devido à falta de entrega das vacinas aos estados e municípios por parte do Ministério da Saúde.
 
Vale destacar que outras capitais do país também tiveram que suspender a primeira aplicação, como Belém, Natal, Maceió, João Pessoa, Salvador, Vitória, Rio de Janeiro, Florianópolis e Campo Grande.
 
Em JF especificamente, a interrupção aconteceu três dias após a cidade ter atingido 25,14% da população imunizada com a 1ª e 2ª doses.
 
Redefinição de datas para primeira dose
 
Com a retomada da imunização, a administração municipal retirou do seu site oficial o calendário de aplicação das vacinas que previa atingir os juiz-foranos com 18 anos até 14 de agosto.
 
Conforme o novo cronograma, pessoas com 26 anos, nascidas no primeiro semestre, podem comparecer às unidades de vacinação nesta quinta-feira para a primeira aplicação do imunizante. Já aquelas que nasceram na segunda metade do ano poderão procurar os postos de imunização na sexta-feira (6/8).
 
Quem completou 25 anos no primeiro semestre do ano, poderá tomar a primeira dose na segunda-feira (9/8). Os demais dessa idade serão vacinados com a primeira aplicação na terça-feira (10/8).
 
Nesta quinta-feira, também segue o calendário de aplicação da segunda dose. Todas as pessoas que se vacinaram em 15 de julho, com a CoronaVac, e em 13 de maio, com a AstraZeneca, poderão ir até os postos.
 
Os locais de vacinação estão disponíveis no site da prefeitura.
 
Orientações importantes antes de se vacinar
 
A prefeitura esclarece que todos que forem receber a segunda dose devem levar o cartão de vacina para comprovar o recebimento da primeira. Além disso, quem se vacinou contra a Influenza deve esperar, pelo menos, 14 dias para ser imunizado contra o novo coronavírus.
 
As pessoas diagnosticadas recentemente com COVID-19 precisam aguardar um período mínimo de 30 dias após o começo dos sintomas ou do teste positivo (no caso dos assintomáticos) para receber a vacina.
 
Além disso, é necessário apresentar documento original com foto (carteira de identidade ou motorista) e comprovante de residência.
 
Vacinômetro em JF
 
Até o fechamento desta reportagem, o vacinômetro municipal não havia sido atualizado nesta quarta-feira (4/8). Conforme dados divulgados na terça-feira (3/8), o município totalizava 334.454 e 158.456 primeiras e segundas doses aplicadas, respectivamente.
 
A cidade também já tem registrado, desde o início da pandemia, 41.805 casos confirmados de COVID-19 e 1.879 mortes. 
 

Leia mais sobre a COVID-19

Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomasprevençãopesquisa vacinação.
 

Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns

Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.

Veja vídeos explicativos sobre este e outros tema em nosso canal

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)