Publicidade

Estado de Minas NOVO CALENDÁRIO

Pessoas a partir dos 18 anos devem ser vacinadas até 14 de agosto em JF

Novo calendário de vacinação foi anunciado pela administração municipal nesta sexta-feira (16/7) e terá início no dia 26 de julho


16/07/2021 22:51 - atualizado 16/07/2021 23:28

Novo calendário de vacinação em Juiz de Fora estabelece datas para pessoas com até 29 anos(foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Novo calendário de vacinação em Juiz de Fora estabelece datas para pessoas com até 29 anos (foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Cidadãos de Juiz de Fora, na Zona da Mata mineira, que têm entre 18 e 29 anos podem receber a vacina contra a COVID-19 até dia 14 de agosto. O novo calendário de vacinação foi anunciado pela prefeitura do município nesta sexta-feira (16/7) e terá início no dia 26 de julho.
 
A prefeita Margarida Salomão (PT), além de comemorar o avanço no processo de imunização, deu o tom do que a ampliação do público-alvo significa. “Na medida em que aumenta a vacinação, melhoram os índices sanitários”, disse.
 
“E quem já tomou a primeira dose, veja no seu cartão (de vacinação) a data para tomar a segunda e, assim, ficar completamente imunizado”, finalizou a chefe do Executivo em breve comunicado nas redes sociais.
 
Conforme a atualização do cronograma de datas, as aplicações dos imunizantes acontecerão de forma progressiva e com a redução de um ano de idade do público-alvo a cada dia.
 
No entanto, a partir do dia 2 agosto o calendário levará em conta – além da divisão por idade – o mês de nascimento para estabelecer a data para vacinação.
 
Veja como fica o calendário:
 
29 anos – 26 de julho
28 anos – 27 de julho
27 anos – 28 de julho
26 anos – 29 de julho
25 anos – 30 de julho
24 anos – 31 de julho
23 anos – 2 e 3 de agosto
22 anos – 4 e 5 de agosto
21 anos – 6 e 7 de agosto
20 anos – 9 e 10 de agosto
19 anos – 11 e 12 de agosto
18 anos – 13 e 14 de agosto
 
Conforme dados da Secretaria de Saúde da prefeitura do município, Juiz de Fora ultrapassou, nesta semana, a marca de 65% de sua população elegível vacinada.      
 
Na última atualização do vacinômetro municipal nesta sexta-feira, o município totaliza 281.893 pessoas com a primeira e 119.372 pessoas com a segunda dose aplicadas, respectivamente. A cidade também já tem registrados, desde o início da pandemia, 39.907 casos confirmados de COVID-19 e 1.841 óbitos.
 
De modo contínuo, a campanha de vacinação segue contemplando as grávidas, puérperas (mulheres no pós-parto até 45 dias) e lactantes com até seis meses. 
 
Orientações importantes antes de se vacinar
 
A prefeitura esclarece que todos que forem receber a segunda dose devem levar o cartão de vacina para comprovar o recebimento da primeira. Além disso, quem se vacinou contra a Influenza deve esperar, pelo menos, 14 dias para ser imunizado contra o novo coronavírus.
 
Ainda conforme a administração municipal, o cidadão deve ter atenção à data de retorno no cartão, pois não são aplicadas vacinas antes do prazo estipulado. Além disso, é necessário apresentar documento original com foto (carteira de identidade ou motorista).
 
“As pessoas diagnosticadas recentemente com COVID-19 precisam aguardar um período mínimo de 30 dias após o começo dos sintomas ou do teste positivo (no caso dos assintomáticos) para receber a vacina”, orienta a prefeitura.
 

Leia mais sobre a COVID-19

Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomasprevençãopesquisa vacinação.
 

Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns

Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.

Veja vídeos explicativos sobre este e outros tema em nosso canal

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade