Publicidade

Estado de Minas PANDEMIA

Uberaba retoma vacinação da 1ª dose por faixa etária da população

Secretaria Municipal de Saúde aguardou as chegadas da 31ª e 32ª remessas da vacina contra a COVID e retoma a imunização por idade nesta quinta-feira (5/8)


03/08/2021 21:05 - atualizado 04/08/2021 17:14

Momento da chegada no aeroporto de Uberaba da 32ª remessa de vacinas que serão repassadas para 27 cidades do Triângulo Sul(foto: Aline Mustafé)
Momento da chegada no aeroporto de Uberaba da 32ª remessa de vacinas que serão repassadas para 27 cidades do Triângulo Sul (foto: Aline Mustafé)
Após a chegada da 32ª remessa de doses da vacina contra a COVID-19, na tarde desta terça-feira (3/8), à sede da Superintendência Regional de Saúde (SRS) Triângulo Sul, em Uberaba, a cidade retomará a vacinação da 1ª dose do público por faixa etária nesta quinta-feira (5/8), quando serão contempladas as pessoas de 29 anos, sem comorbidades.

LEIA TAMBÉM: Triângulo Sul diz que governo usa dados de 2012 para envio de doses
 
Nesta quarta-feira (4/8), de acordo com a Secretaria de Saúde de Uberaba, segue a aplicação da segunda dose, entre 8h30 e 16h, na Funel, Shopping Uberaba e unidades municipais de Saúde Aluízio Prata, Maria Tereza, Dr. Romes Cecílio, Ezio de Martino; e com o horário estendido até às 20h, a UMS Valdemar Hial Júnior.
 
“Lembrando que gestantes, puérperas e lactantes até 6 meses seguem sendo atendidas apenas na Funel. Para a vacinação (da segunda dose) é necessário apresentar um documento de identidade com foto, CPF e o Cartão de Vacinas, além de um documento comprobatório em caso de grupos prioritários”, informou a Secretaria de Saúde de Uberaba, por meio de nota.
Segundo informações do superintendente regional de Saúde do Triângulo Sul, Maurício Ferreira, a nova remessa que chegou nesta terça-feira no aeroporto de Uberaba contém um total de 20.871 imunizantes, que serão distribuídos na manhã desta quarta-feira (4/8) para os 27 municípios da região. 
 
Na tarde desta terça-feira (3/8), aproximadamente 20 mil doses da vacina contra COVID-19 chegaram à sede da Superintendência Regional de Saúde Triângulo Sul, em Uberaba, e vão atender, além do município, outras 26 cidades desta região(foto: SRS Triângulo Sul/Reprodução)
Na tarde desta terça-feira (3/8), aproximadamente 20 mil doses da vacina contra COVID-19 chegaram à sede da Superintendência Regional de Saúde Triângulo Sul, em Uberaba, e vão atender, além do município, outras 26 cidades desta região (foto: SRS Triângulo Sul/Reprodução)
 
Desta nova remessa de doses, 8.502 doses ficam em Uberaba e aproximadamente 95% deste lote será para avançar na vacinação da primeira dose, ou seja, no município serão 8.112 doses para ampliar a imunização por faixa etária, de caminhoneiros e de trabalhadores das indústrias.
 

Uberaba pausou vacinação da primeira dose na quinta-feira (29/7)

Até duas semanas atrás, segundo a coordenadora da Comissão de Vacinas, Ana Vera Abdanur, Uberaba recebia um fluxo constante de imunizantes, duas vezes por semana, o que permitiu à cidade avançar a vacinação, atendendo à população com uma idade por dia.
 
O último público atendido foi o das pessoas com 30 anos, na quinta-feira (29/7), quando acabou o estoque de primeiras doses.
 
 “Optamos por continuar com o nosso calendário, mas aguardando o envio de doses (da 31ª remessa), que ocorreu na sexta-feira (30/7). Portanto, as vacinas que chegaram de 1ª dose serviram para suprir o estoque que nós gastamos na própria semana”, contou.

LEIA TAMBÉM: Uberlândia e Uberaba aparecem entre as 10 cidades com mais mortes no estado
 
No início da semana passada, a previsão seria iniciar a aplicação dos imunizantes nas pessoas de 29 anos, sem comorbidades, na sexta-feira (30/7). Mas, não foi possível manter o cronograma e houve a interrupção na aplicação da 1ª dose devido ao atraso no repasse de vacinas e quantidade bem abaixo do esperado, segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde.
 

Mortes por COVID em Uberaba caem 50% e UTI pública volta a ficar lotada

Os óbitos causados pela doença em Uberaba estão caindo desde abril. Em julho, foram 79 mortes; em junho, 128; em maio, 214; e 233 em abril, o mês mais letal.
 
Outra queda registrada em julho no município foi com relação aos novos casos da doença: 3.309. Em junho, foram 3.927; maio, 5.351 (o mês com mais casos positivos); e em abril, 4.847.
 
Por outro lado, a ocupação da UTI pública de Uberaba, após leve redução durante o início e grande parte do mês de julho, voltou a preocupar nos últimos dias.
 
Segundo o último boletim epidemiológico, divulgado na noite dessa terça-feira (3/8), de 60 leitos disponíveis, 60 estão ocupados. A situação não chega a ser alarmante, porque a ocupação desta ala do setor privado está sob controle: de 43 leitos disponíveis, 22 estão com pacientes graves da doença.
 
Desde o início da pandemia, em Uberaba, foram registrados 36.975 casos positivos da COVID-19, sendo que 1.214 pessoas morreram.
 
De acordo com o último "vacinômetro", o município já recebeu 260.606 doses da vacina, sendo aplicadas 249.855.
 
Do total, 185.688 tomaram a primeira dose, enquanto 56.265 receberam as duas doses e 7.902 foram imunizados com dose única.
 

Leia mais sobre a COVID-19

Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomasprevençãopesquisa vacinação.
 

Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns

Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.

Veja vídeos explicativos sobre este e outros tema em nosso canal

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade