(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas VACINAÇÃO

Mulher vai tomar 2ª dose da AstraZeneca e recebe CoronaVac, em Betim

Neuza Pereira Maciel, de 62 anos, relata que a atendente não conferiu no sistema antes e só percebeu o erro depois da vacina aplicada


30/07/2021 18:35 - atualizado 30/07/2021 19:41

Dona Neuza:
Dona Neuza: "Quem vai me garantir que estou completamente imunizada?" (foto: Arquivo Pessoal)
Por engano, uma mulher recebeu a dose errada da vacina contra a COVID-19 em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). O caso ocorreu na Unidade Básica de Saúde (UBS) Vila Bemge, na quinta-feira (29/7).

Neuza Pereira Maciel, de 62 anos, está indignada e diz que houve negligência por parte das atendentes, que não averiguaram atentamente os dados no sistema. 

A primeira dose da Astrazeneca foi aplicada em 20 de abril e no cartão de vacinação constam apenas datas e número do lote.

“Eu entrei, dei meus documentos para a moça que fica no computador, o cartão de vacinação e o cartão do SUS. Uma outra moça pediu que eu ficasse na faixa, pegou um vidro com as letrinhas pequenininhas, me mostrou, encheu a agulha e aplicou. Quando eu já estava na rua indo embora, elas me chamaram e contaram que eu havia tomado a vacina errada, a CoronaVac”, relata dona Neuza que não teve condições de ler o que estava no frasco. 

No cartão de vacinação constam apenas datas e o número do lote das vacinas(foto: Reprodução)
No cartão de vacinação constam apenas datas e o número do lote das vacinas (foto: Reprodução)
 
“A enfermeira apenas me mostrou o vidro, mas ninguém me perguntou qual seria a vacina que eu deveria tomar. Eu não consigo nem ler, estava sem os óculos. Eles aplicaram errado e só depois foram ver no computador qual era o meu imunizante. Foi negligência deles”, diz a senhora, que está se sentindo insegura. 

“Quem vai me garantir que estou completamente imunizada? No posto disseram que irão analisar o meu caso ainda, mas, se eu tiver que tomar a segunda dose da Astrazeneca a data já está passando. Tenho medo que essa dose errada não faça o devido efeito”. 

Segundo o infectologista e professor emérito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Dirceu Greco, ainda não há estudos a respeito do uso de doses diferentes desses imunizantes específicos, mas ele tranquiliza a respeito.

“Por não saber exatamente quão imunizada ela está, pode se fazer uma terceira dose com o fabricante correto, a vacina Astrazeneca. Sobre reações, a CoronaVac é muito tolerada, ela tem poucos efeitos colaterais, então a moça pode ficar tranquila”, explica o infectologista. 

Por nota, a prefeitura de Betim explicou que de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS) Vila Bemge, onde a usuária foi vacinada, notificou o ocorrido e preencheu um formulário de evento adverso por aplicação inadvertida da vacina.

Esse documento será enviado pela secretaria ao Ministério da Saúde para registro e avaliação do caso. 

“A Diretoria Operacional de Saúde entrou em contato com a usuária, que foi orientada e informada dos procedimentos a serem seguidos. Ela será monitorada pela Unidade Básica de Saúde e dentro de 30 dias poderá receber a dose correta da vacina AstraZeneca. Os profissionais da sala de vacinas da unidade receberam uma orientação formal e o fluxo de trabalho para atendimento da vacinação foi modificado para evitar erros futuros”, disse a nota.
 
Neuza porém, disse não ter recebido contato ainda da UBS ou da Secretaria Municipal de Saúde.    
 

Leia mais sobre a COVID-19

Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomasprevençãopesquisa vacinação.
 

Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns

Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.

Veja vídeos explicativos sobre este e outros tema em nosso canal

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)