(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PANDEMIA

Secretário de MG: público nos estádios deve ser autorizado pelo município

Em entrevista coletiva, secretário de Saúde, Fábio Baccheretti, reafirma que o Minas Consciente autorizou a volta gradual dos torcedores nos estádios de futebol


23/07/2021 13:00 - atualizado 23/07/2021 13:28

Fábio Baccheretti detalhou situação da pandemia em Minas nesta sexta-feira (23/7)(foto: Agência Minas/Reprodução)
Fábio Baccheretti detalhou situação da pandemia em Minas nesta sexta-feira (23/7) (foto: Agência Minas/Reprodução)
O secretário de Estado da Saúde, Fábio Baccheretti, disse, durante entrevista coletiva, nesta sexta-feira (23/7), na Cidade Administrativa, que a volta do público nos estádios de futebol está permitida em todo o estado por meio do programa Minas Consciente, porém, cabe a cada prefeitura determinar essa autorização no município.

Segundo o chefe da Saúde, o plano, criado pelo governo de Minas para orientar o retorno gradual das atividades durante a pandemia, foi revisado após avanço da vacinação contra a COVID-19 no estado.

“Tivemos uma grande reunião com a Federação Mineira de Futebol (FMF), que foram muito sensíveis à situação. Desenvolvemos um novo protocolo olhando o que foi bem e mal sucedido fora do país. Então é permitido, pelo novo protocolo, público nos estádios. Obviamente, respeitando sempre as normas de vigilância e distanciamento social. A Federação mineira pede aos municípios, mesmo aqueles que não aderiram ao Minas Consciente, seguir o protocolo estabelecido por nós. Em relação ao Minas Consciente está autorizado os jogos no estado como um todo, não tem ninguém em no cenário desfavorável, idependente da onda, mas cabe ao município junto a Federação dar a autorização", afirmou Bachheretti.

O secretário ressaltou que o distanciamento mínimo entre os torcedores deve ser de 1,5 metro para cidades na onda verde, fase do Minas Consciente que possibilita a abertura de serviços não essenciais com alto risco de contágio.

“Em cenário e ao ar livre, que é o estádio de futebol, a limitação de público é de 30% na onda vermelha, 50% na onda amarela e sem limitação de público na onda verde. Quando falamos sem limitação de público, o distanciamento de 1 metro e meio já reduz a capacidade do estádio”, disse Fábio.

Ainda de acordo com Fábio Baccheretti, as pessoas permitidas para jogos com a presença de acima de 600 pessoas são aqueles que já foram vacinados com as duas doses da vacina ou com a aplicação única da Janssen, após 15 dias, e também quem teve a infecção com o coronavírus confirmada há menos de três meses do evento.
 

Leia mais sobre a COVID-19

Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomasprevençãopesquisa vacinação.
 

Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns

Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.

Veja vídeos explicativos sobre este e outros tema em nosso canal

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)