(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas VACINA

Uberlândia tem queda de mortes e hospitalizações de idosos

Vacinação contra a COVID-19 já apresenta resultados positivos na cidade


19/07/2021 21:54 - atualizado 19/07/2021 22:03

Quase 100 mil idosos foram vacinados ao menos com a primeira dose(foto: Divulgação/PMU/p10Luz)
Quase 100 mil idosos foram vacinados ao menos com a primeira dose (foto: Divulgação/PMU/p10Luz)
Com seis meses desde o início da imunização contra a COVID-19, em janeiro deste ano, Uberlândia conseguiu reduzir para 16% as taxas de internação e para 36% as de mortalidade dos idosos. Os dados são do levantamento da Vigilância Epidemiológica do Município do Triângulo Mineiro.

Em janeiro, a taxa de internação dos idosos acima de 60 anos representava 51%. Com o avanço da vacinação na cidade e a finalização do esquema vacinal na maior parte das pessoas dentro desta faixa etária, a taxa reduziu mais da metade, representando 16%.

Em relação aos óbitos de idosos acima de 60 anos, a queda também é expressiva. Em janeiro, 76% das mortes eram de pessoas desta faixa etária e, atualmente, esse índice é de 36%.

“A redução tão considerável nas taxas de internação e dos óbitos nos idosos nos mostra que a vacina é a melhor aliada para vencermos a pandemia. É o resultado da consciência deles e do nosso trabalho em levar a vacinação a todos que estamos vendo agora: são menos idosos internados e óbitos”, afirmou, em comunicado, o prefeito Odelmo Leão (PP).

O município já contabiliza mais de 400 mil doses aplicadas. Deste quantitativo, 99.854 são idosos ao menos com a primeira dose. “Todos os imunizantes são aprovados pela Anvisa e passaram por rigorosos testes para comprovar sua eficácia e seu perfil de segurança. Boa parte dos idosos receberam a vacina do laboratório Butantan (CoronaVac) e hoje podemos perceber o quanto foi importante no impacto para a sociedade”, disse a coordenadora do Programa de Imunização, Claubia Oliveira.

Estrutura de vacinação

N maior parte do tempo, a cidade tem dois locais de vacinação, montados na Arena Sabiazinho e em dois ginásios dentro do Uberlândia Tênis Clube (UTC).
 
Segundo a secretaria de Saúde, há a possibilidade do agendamento de mais de 6 mil pessoas por dia, dependendo da quantidade de doses enviadas. Também é possível ampliar a vacinação com o esquema de drive-thru, no Centro Administrativo. Com os três pontos de vacinação, a cidade aplicou quase 32 mil doses de imunizantes na última semana.
 

Leia mais sobre a COVID-19

Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomasprevençãopesquisa vacinação.
 

Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns

Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.

Veja vídeos explicativos sobre este e outros tema em nosso canal

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)