(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas COVID 19

Passos decreta Onda Amarela e limita eventos com até 100 pessoas

Medida flexibiliza festas e vale a partir deste sábado (17/07); decreto foi publicado hoje


17/07/2021 14:29 - atualizado 17/07/2021 14:31

UPA (Unidade de Pronto Atendimento)(foto: Acervo EM)
UPA (Unidade de Pronto Atendimento) (foto: Acervo EM)
O prefeito de Passos, Diego Oliveira, assinou um decreto da Onda Amarela do Plano Minas Consciente no município. O decreto vale a partir deste sábado (17/07) e flexibiliza festas e eventos com até 100 pessoas, com a obrigatoriedade de apresentar um Plano de Contingência na Secretaria Municipal de Saúde. O limite se aplica a festas, eventos, comemorações, inaugurações presenciais e afins, observando-se o protocolo do Minas Consciente, que estabelece regras de distanciamento social e protocolos de higiene.

De acordo com o decreto, o funcionamento dos segmentos produtivos, comerciais e de serviços está autorizado até no máximo às 20h – após este horário apenas atendimento delivery. As lojas de rede ou departamentos e variedades deverão permitir a presença de 10 clientes no máximo, ou uma pessoa por 4 metros quadrados, valendo a medida mais restritiva. As lojas poderão permitir que apenas um vendedor atenda o cliente. O distanciamento interpessoal linear mínimo de 3 metros para se evitar aglomeração dentro e fora do estabelecimento.

O setor de alimentação pode funcionar das 6h às 24h, inclusive os situados às margens da Rodovia MG-050 – após esse horário somente delivery. O sistema de alimentação self service está autorizado pelo decreto, desde que se usem luvas descartáveis e máscaras, com higienização com álcool gel 70% e mantendo a distância de 1,5 metro entre os clientes.

O setor comercial tem autorização para funcionar até 20h. Supermercados e congêneres estão com autorização para funcionar até 22h.

Ainda conforme o decreto, as academias de ginástica podem funcionar até 20h, respeitando-se o limite de 50% de sua capacidade. As igrejas e templos podem ficar abertos até às 22h, com limitação de distanciamento linear de 1,5 metro e uma pessoa a cada quatro metros quadrados.

Casos

De acordo com o boletim epidemiológico divulgado na noite dessa sexta-feira (16/07), desde o início da pandemia, em março de 2020, Passos somava 31.118 casos notificados de COVID-19, 9.928 casos positivos (4.602 homens e 5.326 mulheres) e 283 óbitos confirmados da doença no município. Na noite de sexta, um paciente aguardava por internação na fila da UPA (Unidade de Pronto Atendimento).

Na Santa Casa de Misericórdia de Passos, havia 52 pacientes internados. Desde o início da pandemia, 534 pessoas vieram a óbito por COVID-19 na casa de saúde. Na enfermaria COVID-19 da SC, 27 dos 45 leitos estavam ocupados. Na UTI (Unidade de Terapia Intensiva), 28 dos 50 leitos estavam ocupados, o que dá uma ocupação de 56%.

Os leitos estão ocupados com pacientes de Alpinópolis (1),Capitólio (6), Carmo do Rio Claro (5), Cássia (2), Delfinópolis (1), Ibiraci (1), Juruaia (1),Nova Resende (1), Passos (25), Piumhi (1), São João Batista do Glória (1), São José da Barra (1) e São Roque de Minas (1).
 

Leia mais sobre a COVID-19

Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomasprevençãopesquisa vacinação.
 

Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns

Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.

Veja vídeos explicativos sobre este e outros tema em nosso canal

 

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)