Publicidade

Estado de Minas PANDEMIA

Médico que pediu exame de COVID fora do prazo será investigado

Segundo a Prefeitura de Mariana, um processo administrativo será aberto para apurar as circunstâncias envolvidas no atendimento


12/07/2021 15:49 - atualizado 12/07/2021 16:26

(foto: Redes sociais/ reprodução)
(foto: Redes sociais/ reprodução)
A Prefeitura de Mariana vai abrir um processo administrativo para investigar o caso do vídeo publicado nas redes sociais que denuncia um suposto médico que teria pedido que um paciente com sintomas de COVID fizesse o teste apenas sete dias após a consulta.

 

 

O Secretário de Saúde está em contato direto com a família envolvida na postagem, e assim como ele, o Comitê Gestor do Plano de Prevenção e Contingenciamento em Saúde - COVID-19 se encontra à disposição", informou a prefeitura por meio de nota nesta segunda-feira (12/7). "Um processo administrativo será aberto para apurar as circunstâncias envolvidas no atendimento." O caso ocorreu na Policlínica municipal.


Nesse domingo (11/7), as imagens gravadas por uma mulher que não foi identificada tomaram as redes sociais. O vídeo mostra ela no consultório médico pedindo satisfações ao especialista.

"Eu vim devolver esse papel que você deu para o meu marido para fazer teste daqui sete dias. Eu fui em Ouro Preto, ele fez o teste agora e deu positivo", afirma ela, mostrando o possível pedido de exame.

Ela ainda afirma que o companheiro estaria com sintomas há quatro dias. ''Você dá um teste para uma pessoa que está com sintomas há quatro dias, para daqui a sete dias, para contaminar 'meia' Mariana?''. O caso foi publicado no Twitter por uma médica epidemiologista. Veja o vídeo:



O médico do vídeo logo responde ''não ia, não'', dizendo que o caso confirmado não disseminaria o vírus. A mulher logo rebate: ''Eu tenho duas filhas asmáticas dentro de casa." A recomendação é que em pessoas que apresentam sintomas, o teste deve ser realizado o quanto antes. 

Ainda segundo a nota da prefeitura, é ''importante frisar que desde a declaração da pandemia do coronavírus, em março de 2020, o município segue as diretrizes ditadas nos Protocolos do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais, no que tange à testagem e confirmação do diagnóstico, seja por meio de exames laboratoriais, exames de imagem e/ou análise clínico-epidemiológica dos casos''.

 

A adminstração municipal afirma que o município oferta à população testes de anticorpos, teste de rápido de antígeno e exames com a metodologia RT-PCR, sendo já realizados mais de 70.000 testes. 

 

Leia mais sobre a COVID-19

Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomasprevençãopesquisa vacinação.
 

Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns

Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.

Veja vídeos explicativos sobre este e outros tema em nosso canal

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade