(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CRÍTICAS

Setor de eventos rebate decreto da PBH e diz que regras são burocráticas

Associação Mineira de Eventos e Entretenimento alegou que festas em buffets e afins sairiam bem mais caras com as normas atuais e que o preço afastaria clientes


09/07/2021 20:22 - atualizado 09/07/2021 20:22

Entidade que representa setor de eventos diz que decreto da PBH é burocrático para buffets, salões de festas e espaços de recepções(foto: Leandro Couri/EM/D.A Press - 29/10/2018)
Entidade que representa setor de eventos diz que decreto da PBH é burocrático para buffets, salões de festas e espaços de recepções (foto: Leandro Couri/EM/D.A Press - 29/10/2018)
No último sábado (3/7), a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) publicou o decreto que libera eventos sociais, shows, espetáculos e teatros. No entanto, o texto não agradou a todos os envolvidos. Isso porque a Associação Mineira de Eventos e Entretenimento (AMEE) alegou que as regras estão em desacordo com o que foi proposto em reunião com representantes do Executivo municipal.

De acordo com o decreto da PBH, eventos sociais devem acontecer sem venda de ingressos e com público restrito. Isso vale para casamentos, formaturas, aniversários e confraternizações. No entanto, convidados e trabalhadores dos eventos devem ser testados com o exame RT-PCR até 72h antes da festa, exceto para pessoas que comprovem vacinação contra COVID-19 completa a mais de 14 dias.

Para a AMEE, o protocolo a ser seguido por espaços de recepções, buffets e salões é muito mais rígido e burocrático, por exemplo, se comparado com a portaria que libera funcionamento de restaurantes. 

“Se um evento for realizado em um restaurante, o protocolo específico para restaurantes deverá ser seguido que é menos burocrático do que o protocolo para o setor de eventos. Mas, se esse mesmo evento acontecer em um buffet, salão ou espaço para festas, o protocolo a ser seguido é muito mais rígido e burocrático. Diante das determinações o custo aumenta drasticamente e, na prática, a operação de público é a mesma, que só é diferenciada pela burocracia”, disse o presidente da entidade, Rodrigo Marques.

Marques destacou que as exigências podem inviabilizar a realização de diversos eventos, por conta do custo. Uma nota divulgada pela associação argumentou que se uma confraternização acontecer em um buffet, salão ou espaço de festas, o custo ao cliente sairia bem mais caro que em um restaurante, por causa das regras.

“O decreto final está em desacordo com o que foi proposto pessoalmente na ocasião em que as entidades do nosso setor estiveram reunidas com a PBH e não atende os profissionais que trabalham com eventos pequenos e médios, que são a grande maioria na nossa área”, frisou a associação.

Em nota, a PBH disse que informou na reunião com o segmento de eventos que as propostas construídas conjuntamente passariam por duas avaliações, sendo a primeira no Comitê de Enfrentamento à COVID-19 (órgão consultivo) e, posteriormente, na Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Sanitária (autoridade técnica de vigilância em saúde da cidade), para as adaptações necessárias. 

Ainda segundo o Executivo municipal, “essas etapas foram claramente apresentadas e informadas na reunião”.

Leia mais sobre a COVID-19

Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomasprevençãopesquisa vacinação.
 

Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns

Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.

Veja vídeos explicativos sobre este e outros tema em nosso canal



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)