(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PANDEMIA

BH: casamentos e aniversários estão liberados; testes serão obrigatórios

A capital mineira não tem nenhum dos três indicadores da COVID-19 na faixa crítica da escala de risco


01/07/2021 14:22 - atualizado 01/07/2021 16:37

(foto: Pixabay/Reprodução)
(foto: Pixabay/Reprodução)

Casamentos, aniversários e eventos sociais estão liberados na capital mineira. Esse foi o anuncio feito pelo secretário de Saúde, Jackson Machado Pinto, em entrevista coletiva na Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), nesta quinta-feira (1º/7).

Também participam da agenda os secretários de Planejamento, Orçamento e Gestão, André Reis; e de Política Urbana, Maria Caldas. O presidente da Belotur, Gilberto Castro, integra a mesa. Os eventos sociais estão liberados, porém precisarão passar por testagem.

"São eventos que não tem cunho comercial. Esses testes serão obrigatórios. Ou imunização 100% ou teste PCR limite de 72 horas", disse o presidente da Belotur, Gilberto Castro.  Estes testes devem ser custeados pelo responsável pela comemoração.

Além disso, há um limite de 400 pessoas. “Todos esses eventos estamos falando de pessoas sentadas, com mesas de até quatro pessoas, conforme já estamos tendo experiências em bares e restaurantes”, completou Gilberto.

Ainda segundo a administração municipal, é necessário o distanciamento entre os convidados. 

Leia também: PBH libera museus, teatros e shows com até 600 pessoas

A capital mineira não tem nenhum dos três indicadores da COVID-19 na faixa crítica da escala de risco. As ocupações dos leitos de UTI e de enfermaria estão dentro do patamar intermediário e a transmissão do novo coronavírus no nível controlado.  

A ocupação dos leitos de UTI para pacientes com COVID-19 cresceu em BH: de 69,5% para 65,1%. A taxa de uso das enfermarias para pacientes com coronavírus recuou: de 51,5% para 49,1%. Além disso, 53,7% da população foi vacinada com a primeira dose. Dessas, 20,8% com a segunda dose.

"Esses números explicam por que as taxas de ocupação estão caindo, o que nos alegra muito. Pôr causa dessa queda, o comitê decidiu pela liberação de eventos na cidade", disse o secretário de Saúde, Jackson Machado Pinto. 

Ainda de acordo com Jackson, esses indicadores permitem que as atividades sejam retomadas. "Mas podem ser suspensas em caso de piora dos indicadores. A gente não abre e fecha, porque acha que pode ou deve. As decisões são baseadas em indicadores", ressaltou.

 

Leia mais sobre a COVID-19

Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomasprevençãopesquisa vacinação.
 

Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns

Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.


Quais os sintomas do coronavírus?

Desde a identificação do vírus Sars-CoV2, no começo de 2020, a lista de sintomas da COVID-19 sofreu várias alterações. Como o vírus se comporta de forma diferente de outros tipos de coronavírus, pessoas infectadas apresentam sintomas diferentes. E, durante o avanço da pesquisa da doença, muitas manifestações foram identificadas pelos cientistas. Confira a relação de sintomas de COVID-19 atualizada.

O que é a COVID-19?

A COVID-19 é uma doença provocada pelo vírus Sars-CoV2, com os primeiros casos registrados na China no fim de 2019, mas identificada como um novo tipo de coronavírus pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em janeiro de 2020. Em 11 de março de 2020, a OMS declarou a COVID-19 como pandemia.

(foto: Hudson Franco/EM/D.A Press)
(foto: Hudson Franco/EM/D.A Press)

Veja vídeos explicativos sobre este e outros tema em nosso canal

 

 

 

 

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)