(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PANDEMIA

COVID: estudo aponta para queda no número de mortes no Sul de Minas

Pesquisa da Unifal mostra que o Sul passou de estabilidade para diminuição. Todas as regionais de saúde apresentaram essa situação, exceto Alfenas, com alta


07/07/2021 15:26 - atualizado 07/07/2021 16:48

Número de óbitos começa a cair no Sul de Minas(foto: Arte/EM)
Número de óbitos começa a cair no Sul de Minas (foto: Arte/EM)
 
Segundo pesquisa semanal da Universidade Federal de Alfenas (Unifal), que mede os números da COVID-19 em Minas, o número de mortes por causa do novo coronavírus teve diminuição na Região Sul.
 
Após duas semanas seguidas de estabilidade, o Sul registrou na última segunda-feira (5/7) a segunda semana seguida de diminuição na tendência de novos casos.
A pesquisa aponta que todas as regiões mantiveram-se na redução da incidência. Desde o dia 24 de junho, a região apresenta tendência de redução nesse indicador.
 
Já na tendência de novas internações, o sul-mineiro saiu da queda de novos pacientes internados e foi para estabilidade. A maior influência nesse aumento se deve ao crescimento em internações na regional de Alfenas.
 
Média móvel semanal de casos, mortes e internações e seu crescimento comparado com 14 dias antes no Sul de Minas, em suas regionais de saúde e no estado(foto: Unifal/Reprodução)
Média móvel semanal de casos, mortes e internações e seu crescimento comparado com 14 dias antes no Sul de Minas, em suas regionais de saúde e no estado (foto: Unifal/Reprodução)
 
Em novos óbitos, o Sul passou de estabilidade para diminuição. Todas as regionais de saúde apresentaram essa situação, exceto Alfenas, que teve alta em novas mortes.
 
O comportamento da tendência desses três indicadores no Sul de Minas acompanha há duas semanas a mesma evolução registrada para Minas Gerais.
 
A média diária de novos casos (1.133) voltou a ficar abaixo da registrada no início da onda roxa, mas ainda se encontra acima da observada no primeiro mês após o seu final.
 
O número médio de óbitos ficou acima de 30 (atualmente 32), com pequena diminuição em relação às médias diárias das três semanas anteriores – onde foi registrado 38 por dia.
 
A média diária de internações na semana se manteve abaixo de 100, mas voltou a se aproximar desse valor (média atual é de 96 internações).
 
Mesmo assim, considerando as duas últimas semanas, a Região Sul continua a ter a maior média diária de novos casos por habitante, sendo ainda uma das regiões mais atingidas pelo contágio no estado de Minas Gerais.
 

Números nos municípios

Entre as 10 maiores cidades, nenhuma apresenta tendência de crescimento em novos casos há duas semanas. Porém, Poços de Caldas e Pouso Alegre foram de diminuição para estabilidade nesse indicador.
 
Itajubá, pela terceira semana, manteve estável a tendência da incidência. Varginha, Passos, Lavras, Alfenas, Três Corações, São Sebastião do Paraíso e Três Pontas tiveram diminuição no indicador.
 
Média semanal de casos, mortes e internações e seu crescimento percentual comparado com 14 dias antes nos 10 municípios mais populosos do Sul de Minas (foto: foto: Unifal/Reprodução)
Média semanal de casos, mortes e internações e seu crescimento percentual comparado com 14 dias antes nos 10 municípios mais populosos do Sul de Minas (foto: foto: Unifal/Reprodução)
 
No número de internações – com exceção de Lavras, que teve aumento, e Três Pontas, com estabilidade –, todos os outros municípios apresentaram diminuição, especialmente Poços de Caldas, que há três semanas seguidas aponta valores menores.
 
Em novos óbitos, a tendência é equilibrada. Metade apresenta diminuição (Poços de Caldas, Passos, Itajubá, Três Corações e Três Pontas), Pouso Alegre em estabilidade e quatro com crescimento: Varginha, Lavras, Alfenas e São Sebastião do Paraíso.
 
Os números da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) mostram que 262.477 pessoas foram infectadas e 6.211 morreram por conta da COVID-19 na região.
 
Hoje, são 243.087 recuperados e 13.179 pacientes aguardam confirmam ou estão em acompanhamento.
 

Leia mais sobre a COVID-19

Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomasprevençãopesquisa vacinação.
 

Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns

Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.


Quais os sintomas do coronavírus?

Desde a identificação do vírus Sars-CoV2, no começo de 2020, a lista de sintomas da COVID-19 sofreu várias alterações. Como o vírus se comporta de forma diferente de outros tipos de coronavírus, pessoas infectadas apresentam sintomas diferentes. E, durante o avanço da pesquisa da doença, muitas manifestações foram identificadas pelos cientistas. Confira a relação de sintomas de COVID-19 atualizada.

O que é a COVID-19?

A COVID-19 é uma doença provocada pelo vírus Sars-CoV2, com os primeiros casos registrados na China no fim de 2019, mas identificada como um novo tipo de coronavírus pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em janeiro de 2020. Em 11 de março de 2020, a OMS declarou a COVID-19 como pandemia.


Veja vídeos explicativos sobre este e outros tema em nosso canal

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)