(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PANDEMIA

Minas: professores de rede estadual aprovam greve de 12 a 17 de julho

Conselho Geral do sindicato da categoria se reuniu nesta quarta-feira (7/7) para votar a proposta de paralisação das aulas presenciais durante uma semana


07/07/2021 13:53 - atualizado 07/07/2021 17:41

Na foto, Escola Estadual Padre Lebret, na Região de Venda Nova, em BH(foto: Gabriel Ronan/EM/D.A Press - 09/06/2021)
Na foto, Escola Estadual Padre Lebret, na Região de Venda Nova, em BH (foto: Gabriel Ronan/EM/D.A Press - 09/06/2021)
Os professores da rede estadual de Minas Gerais anunciaram, nesta quarta-feira (7/7), a aprovação de greve de uma semana da categoria, marcada para 12 a 17 de julho.

A decisão foi tomada pela manhã, durante reunião on-line do Conselho Geral do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG). O retorno de parte dos estudantes às escolas estaduais está marcado para a próxima segunda-feira (12/7).

De acordo com o governo de Minas, 1.123 escolas já podem oferecer aulas presenciais na rede estadual de ensino, em 266 municípios, entre eles a capital mineira. A lista foi disponibilizada ontem e pode ser consultada no site da Secretaria de Estado de Educação ( www.educacao.mg.gov.br).


O resultado da votação foi divulgado no início desta tarde: 92% votaram pela greve sanitária, ou seja, pela paralisação das atividades presenciais, não descartando a manutenção do ensino virtual.

"A categoria continuará disponível para a prestação do trabalho remoto e espera que, nesse momento da pandemia, essa modalidade de ensino e aprendizagem não seja impedida pelo governo de Minas. A greve se aplicará nos locais onde houver convocação para trabalho presencial", informou por meio de nota.

O objetivo, segundo a categoria, é proteger a vida dos educadores e dos estudantes e das comunidades escolares. Cerca de 300 pessoas participaram da votação on-line. 

A atividade foi realizada pela categoria após o governo do Estado anunciar o retorno presencial das aulas de forma híbrida no dia 5 para os professores e no dia 12 de julho para estudantes.

A categoria destaca que o governo modificou os parâmetros para o retorno presencial nos municípios, incluindo a onda vermelha. "A vacinação no estado segue lenta, nível alto de ocupação dos leitos de UTI, e as escolas sem condições estruturais para garantir segurança sanitária”, destacou.

 

O sindicato ainda aponta a ocupação de leitos de UTI do SUS exclusivos para COVID-19 em Minas: 68,48%. "Se comparados os dados do dia 6 de julho com os de hoje, o número de mortes nas últimas 24h aumentou mais de oito vezes, saindo de 28 para 230 vítimas. Até o momento, mais de 47 mil mineiros e mineiras morreram com a pandemia", aifirmou. 

 

Também ficou decidido pela participação da categoria no ato contra o governo de Jair Bolsonaro em 24 de julho pela vacina e em defesa da vida. No dia 28, ocorrerá novo encontro do Conselho Geral do sindicato para a avaliação da greve sanitária e a data de realização da assembleia. 

Na semana passada, o sindicato já havia orientado os pais contra o envio dos estudantes às escolas.

A categoria publicou duas notas de pesar nesta semana por causa das mortes dos professores Maria Aparecida Maia Chelone Aleixo, de 62 anos, e Weine Franca Oliveira, de 54, vítimas do novo coronavírus.

 

Governo do estado explica retorno às aulas


Sobre a greve convocada pelo sindicato da categoria para a próxima semana, a Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG) informou, por meio de nota, que vai acompanhar a adesão ao movimento nas escolas estaduais, ''mas reitera que o processo de retomada das atividades presenciais segue planejado com todo cuidado e segurança, com ações de acolhimento dos profissionais nas unidades escolares'' nesta semana e preparação para o retorno dos estudantes no próximo dia 12. 

 

A SEE ainda reforçou que a retomada das atividades presenciais nas escolas da rede estadual está acontecendo "de maneira segura, híbrida, gradual e facultativa, seguindo rigorosamente todos os protocolos sanitários da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG)".

Ainda segundo a nota, "todas as escolas realizaram um checklist criterioso para aplicação das adequações necessárias no ambiente, com regras de distanciamento e disponibilização dos equipamentos de proteção e produtos de higiene e limpeza". 

 

De acordo com a SEE, as regras de retorno também incluem um monitoramento de casos suspeitos da doença, com afastamento progressivo de alunos, turmas e até o fechamento de escolas, em caso de necessidade. "Destacamos que o acompanhamento fino das duas primeiras semanas de retomada confirmou que as escolas estão seguindo bons procedimentos de segurança sanitária, não tendo sido registrado nenhum caso de COVID-19 nas escolas desde o início das atividades com os alunos."

 

Como vai funcionar? 
 

De acordo com as informações divulgadas pelo governo,  543 escolas de 132 municípios que deverão retomar as aulas presenciais somente dos anos iniciais do ensino fundamental –  1º ao 5º ano – no dia 12.

Essas instituições estão em municípios de regiões que permanecem na onda vermelha do Programa Minas Consciente, nos quais não há impedimento para o retorno por parte das prefeituras. Em Belo Horizonte, 37 instituições estão na lista.
 
A volta – antes restrita às regiões em ondas verde ou amarela –  foi liberada pelo Comitê Extraordinário COVID-19 na semana passada, diante da melhora nos indicadores da pandemia. No caso em que, mesmo na onda vermelha, a cidade esteja classificada como Cenário Epidemiológico e Assistencial Desfavorável, a volta não ocorrerá. Atualmente, apenas a macrorregião Leste do Sul se enquadra nesta indicação do Minas Consciente.
 
Nos locais em que a retomada dos anos iniciais do ensino fundamental já ocorreu, pois já estavam nas ondas amarela ou verde, começam a ser recebidos amanhã também os professores do 9º ano do ensino fundamental e do 3º ano do ensino médio. Já os alunos desses anos de escolaridade chegam no dia 12. Os anos iniciais, que já fizeram a retomada, seguem com a mesma dinâmica que vinha sendo adotada. Nesta situação estão 157 escolas, em 27 municípios.
 
Outro cenário é dos municípios que estavam em onda vermelha, antes desta alteração, e que, portanto, ainda não fizeram a retomada, mas que agora evoluíram para as ondas amarela ou verde. O total de 423 escolas de 107 municípios estão nessa situação. Nesses casos, as unidades de ensino ficam autorizadas a começar o acolhimento dos anos iniciais e do 9º ano do ensino fundamental, e também do 3º ano do ensino médio. Sempre começando com o recebimento dos professores e, na semana seguinte, a partir de 12 de julho, dos alunos.
 
Vale sempre lembrar que o retorno das escolas da rede estadual de Minas é gradual, híbrido e facultativo, cabendo aos pais ou responsáveis a decisão de enviar ou não as crianças às escolas. As aulas continuam a ser oferecidas a distância.

 

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)