(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas VOLTA ÀS AULAS

Professores da rede estadual voltam ao presencial, mas podem aderir a greve

Apesar do retorno presencial para os educadores começar nesta segunda-feira (5/7), sindicato da categoria prevê convocar greve sanitária ainda nesta semana


05/07/2021 10:44 - atualizado 05/07/2021 12:58

A volta às aulas presenciais na rede estadual está prevista para a próxima segunda-feira (12/7)(foto: Jair Amaral/EM/D.A Press)
A volta às aulas presenciais na rede estadual está prevista para a próxima segunda-feira (12/7) (foto: Jair Amaral/EM/D.A Press)
O retorno das aulas presenciais após o surgimento da pandemia do novo coronavírus inicia uma nova fase em Minas Gerais. A partir desta segunda-feira (5/7), os professores e toda rede de apoio das escolas estaduais retomam presencialmente para montar o planejamento para recebimento dos alunos já na próxima segunda-feira (12/7).


O decreto que autoriza o retorno das atividades escolares para cidades que estiverem na onda vermelha do Minas Consciente foi aprovado pelo Comitê Extraordinário COVID-19, grupo de trabalho que acompanha a pandemia no estado, na última quinta-feira (1º/7).

As regiões que estiverem nas ondas amarelas e verde também podem incluir o 9° ano do ensino fundamental e o 3° ano do ensino médio na mesma data.  

As aulas são retomadas no sistema híbrido, mas é opcional para as famílias a decisão de permanecerem com os filhos no ensino remoto ou voltarem ao presencial.

Segundo a Secretaria de Estado de Educação (SEE-MG), o retorno depende de cada município e que caso alguma prefeitura queira emitir um decreto de novas restrições, as escolas daquela região podem voltar a fechar.

A secretária da pasta, Julia Sant´Anna, afirmou que a retomada do ensino presencial foi possível com um check list de que todos os protocolos de segurança contra o coronavírus serão realizados.

“É uma retomada extremamente segura, não há organização de qualquer escola da rede estadual se não cumprir o check list, já preparado por cada escola. Temos 3.167 escolas com esta checagem já realizada, ou seja, 90% da nossa rede”, destacou.

Segundo o governo de Minas, serão 1.123 escolas nesta nova etapa. A listagem e protocolo de segurança completo podem ser conferido no site da SEE-MG.

Sindicato deve convocar greve sanitária


Por outro lado, professores de Minas Gerais vão se reunir com o conselho-geral do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG) na quarta-feira (7/7), às 9h, para convocar uma possível greve sanitária em todo o estado.

O encontro será on-line. A categoria reforça ser contrária à volta das aulas presenciais por falta de vacinas contra a COVID-19. O ensino remoto deve continuar mesmo em caso de greve.

“A onda vermelha é uma situação de risco que ele (o Governo de Minas) mesmo criou. É impressionante que, já no mês de julho, não haja a prudência em relação ao retorno. Nós vimos aí uma posição ideológica e contradições”, afirma Paulo Henrique Santos Fonseca, diretor do Sind-UTE/MG.

“Os pais, as famílias, não devem enviar seus estudantes neste momento da pandemia às escolas estaduais. Os trabalhadores irão avaliar essa situação para verificar qual o enfrentamento necessário para a preservação das nossas vidas e da comunidade escolar. Vimos uma série de dados vazios”, completa Paulo Henrique.

Com informações de Déborah Lima e Gabriel Ronan

Belo Horizonte retoma ensino presencial para alunos do 4º e 5º ano


Já em Belo Horizonte, as aulas presenciais da rede municipal são retomadas para alunos do 4º e 5º ano nesta segunda-feira (5/7). Segundo a administração municipal, nessa fase, estão envolvidos cerca de 35 mil alunos e 1,2 mil professores. 

Conforme definido no protocolo sanitário, o retorno presencial é facultativo, cabendo essa decisão a cada família. O ensino remoto permanece sendo ofertado a todos os estudantes da rede municipal, independentemente da decisão pelo retorno presencial.

Já a ampliação do atendimento presencial nas escolas para os estudantes do 6º ao 9º ano será iniciada apenas em 5 de agosto.

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, os protocolos sanitários ainda se mantêm, sobretudo em relação ao distanciamento mínimo de 2 metros entre as mesas. As famílias deverão aguardar o contato de cada escola para receber as orientações necessárias.

O retorno presencial das aulas na capital teve início em maio, com os alunos da educação infantil até 5 anos de idade. Com a autorização sanitária para ampliação das fases de atendimento presencial, em 21 de junho retornaram às salas de aula as crianças do 1° ao 3° ano do ensino fundamental.
 

Leia mais sobre a COVID-19

Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomasprevençãopesquisa vacinação.
 

Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns

Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.


Quais os sintomas do coronavírus?

Desde a identificação do vírus Sars-CoV2, no começo de 2020, a lista de sintomas da COVID-19 sofreu várias alterações. Como o vírus se comporta de forma diferente de outros tipos de coronavírus, pessoas infectadas apresentam sintomas diferentes. E, durante o avanço da pesquisa da doença, muitas manifestações foram identificadas pelos cientistas. Confira a relação de sintomas de COVID-19 atualizada.

O que é a COVID-19?

A COVID-19 é uma doença provocada pelo vírus Sars-CoV2, com os primeiros casos registrados na China no fim de 2019, mas identificada como um novo tipo de coronavírus pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em janeiro de 2020. Em 11 de março de 2020, a OMS declarou a COVID-19 como pandemia.


Veja vídeos explicativos sobre este e outros tema em nosso canal

 
 
 
* Estagiária sob supervisão do subeditor Frederico Teixeira


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)