(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas COVID-19

COVID: Pela segunda semana, número de casos e mortes têm queda no Sul de MG

De acordo com a SES, essa semana a região confirmou 10.408 pessoas infectadas e 249 óbitos por conta do novo coronavírus.


25/06/2021 19:20 - atualizado 25/06/2021 19:23

Sul de Minas tem queda consecutiva no número de casos da COVID-19(foto: Arte/EM/D.A Press))
Sul de Minas tem queda consecutiva no número de casos da COVID-19 (foto: Arte/EM/D.A Press))
 
Pela segunda semana seguida, o Sul de Minas registra queda no número de casos e mortes pela COVID-19. Os dados são da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e foram divulgados nesta sexta-feira (25/06).
 
De acordo com a SES, essa semana, a região confirmou 10.408 pessoas infectadas e 249 óbitos por conta do novo coronavírus.
Na anterior, foram 11.600 casos e 263 mortes. Uma queda de 10.27% no número de casos e 5.32% no de mortes.
 
A diminuição vem logo após a semana recorde, em que a Região Sul notificou 17.784 casos e 317 mortos.
 

Diferença entre as taxas de contágio, casos e mortes

Mesmo com a queda consecutiva em duas semanas, tanto nas confirmações e mortes de pessoas com COVID-19, a região continua com os piores indíces do estado. Atualmente, a taxa de contágio no sul-mineiro é 67% maior que em todo estado de Minas Gerais
 
O professor da Universidade Federal de Alfenas (Unifal) e pesquisador nas áreas de saúde coletiva e epidemiologia Sinézio Inácio da Silva Júnior, explica que isso ocorre porque no primeiro caso (casos e mortes) o número é absoluto. E a taxa de incidência (taxa de contágio) é um número relativo.
 
Enquanto o número absoluto mede as informações diárias, a taxa relativa funciona como um "indicador" do ritmo de contágio naquela região e é aplicada com base no número de novos casos, em um determinado local, dividida pela população daquela região. 
 
"Nesse sentido, segunda a taxa de incidência, os valores e a evolução recente desses dados se mostram maiores", explica o pesquisador. 
 
Ele aponta que houve queda, e que isso reflete na taxa de incidência de casos e mortes, mas, que é importante sempre interpretar comparativamente com o período anterior entre diferentes lugares e regiões.

No caso da pesquisa que ele coordena sobre os dados da COVID-19 em Minas, a comparação é feita entre as regiões mineiras.
 

Cidades da Região Sul

As cidades que mais confirmaram casos essa semana foram Pouso Alegre com 644; Varginha, com 618 confirmações; Poços de Caldas, 505; e Santa Rita do Sapucaí, que notificou 400 casos da COVID-19.
 
Em número de mortes, Poços de Caldas teve 34 e Campo Belo 17. Já em Pouso Alegre e Varginha foram 12.
 
Segundo a SES, o Sul confirmou 249.373 casos e 5.843 mortes do novo coronavírus. São 226.957 recuperados e 16.573 pacientes em acompanhamento ou aguardando confirmação.
 
Os dados podem divergir dos números das secretarias de saúde de cada município.
 

Leia mais sobre a COVID-19

Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomasprevençãopesquisa vacinação.
 

Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns

Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.


Quais os sintomas do coronavírus?

Desde a identificação do vírus Sars-CoV2, no começo de 2020, a lista de sintomas da COVID-19 sofreu várias alterações. Como o vírus se comporta de forma diferente de outros tipos de coronavírus, pessoas infectadas apresentam sintomas diferentes. E, durante o avanço da pesquisa da doença, muitas manifestações foram identificadas pelos cientistas. Confira a relação de sintomas de COVID-19 atualizada.

O que é a COVID-19?

A COVID-19 é uma doença provocada pelo vírus Sars-CoV2, com os primeiros casos registrados na China no fim de 2019, mas identificada como um novo tipo de coronavírus pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em janeiro de 2020. Em 11 de março de 2020, a OMS declarou a COVID-19 como pandemia.


Veja vídeos explicativos sobre este e outros tema em nosso canal

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)