
LEIATAMBÉM: Uberlândia chega a 100 mil casos de COVID-19 e 2.500 mortes
Mulheres lactantes com crianças até 6 meses também já podem se cadastrar para imunização. Para fazer o cadastro, basta entrar no portal da prefeitura.
O cadastro das mulheres lactantes está de acordo com a Deliberação da Comissão Intergestores Bipartite (CIB-SUS), de 18 de junho de 2021, que recomenda a vacinação deste público em Minas Gerais.
De acordo com a publicação, a imunização é para as lactantes com crianças até 6 meses será feita com doses excedentes que não contenham vetor viral, como no caso das vacinas CoronaVac e Pfizer, até inclusão deste público como grupo prioritário no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra COVID-19 (PNO).
O município explicou que, apesar do cadastro aberto, a vacinação em si destes públicos só vai começar quando for recebido do governo de Minas Gerais doses para esse fim. Não há previsão para que isso aconteça.
Seguindo o cronograma de vacinação desta semana, a prefeitura de Uberlândia convocou para esta terça-feira aproximadamente 4,4 mil pessoas para receber a primeira dose da vacina contra a COVID-19.
Os grupos chamados são de profissionais da educação do ensino infantil, fundamental, médio e superior, gestantes e puérperas, pessoas com comorbidades, com deficiência, além de finalizar o público em geral com 55 anos e iniciar os com 54 anos.
De acordo com o vacinômetro de Uberlândia, até agora 218,5 mil pessoas receberam a primeira dose de vacinas contra o coronavírus. Ao todo, 82,3 mil já tiveram imunização completa.
Leia mais sobre a COVID-19
Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomas, prevenção, pesquisa e vacinação.
- Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil e suas diferenças
- Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades
- Entenda as regras de proteção contra as novas cepas
- Como funciona o 'passaporte de vacinação'?
- Os protocolos para a volta às aulas em BH
- Pandemia, epidemia e endemia. Entenda a diferença
Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns
Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.
Quais os sintomas do coronavírus?
Desde a identificação do vírus Sars-CoV2, no começo de 2020, a lista de sintomas da COVID-19 sofreu várias alterações. Como o vírus se comporta de forma diferente de outros tipos de coronavírus, pessoas infectadas apresentam sintomas diferentes. E, durante o avanço da pesquisa da doença, muitas manifestações foram identificadas pelos cientistas. Confira a relação de sintomas de COVID-19 atualizada.
O que é a COVID-19?
A COVID-19 é uma doença provocada pelo vírus Sars-CoV2, com os primeiros casos registrados na China no fim de 2019, mas identificada como um novo tipo de coronavírus pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em janeiro de 2020. Em 11 de março de 2020, a OMS declarou a COVID-19 como pandemia.
