Publicidade

Estado de Minas COVID-19

Uberlândia abre cadastro para vacinar pessoas entre 40 e 49 anos

Mulheres lactantes com bebês de até seis meses também podem se cadastrar a partir desta terça-feira (22)


22/06/2021 18:08 - atualizado 22/06/2021 18:13

Vacinação geral entre 40 e 49 anos, além de lactantes, ainda depende de chegada de vacinas em Uberlândia(foto: Prefeitura de Uberlândia/Divulgação)
Vacinação geral entre 40 e 49 anos, além de lactantes, ainda depende de chegada de vacinas em Uberlândia (foto: Prefeitura de Uberlândia/Divulgação)
Foi aberto nesta terça-feira (22/6) em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, o cadastro do público em geral com idade entre 40 e 49 anos para vacinação contra a COVID-19.

LEIATAMBÉM: Uberlândia chega a 100 mil casos de COVID-19 e 2.500 mortes

Mulheres lactantes com crianças até 6 meses também já podem se cadastrar para imunização. Para fazer o cadastro, basta entrar no portal da prefeitura.

O cadastro das mulheres lactantes está de acordo com a Deliberação da Comissão Intergestores Bipartite (CIB-SUS), de 18 de junho de 2021, que recomenda a vacinação deste público em Minas Gerais.

De acordo com a publicação, a imunização é para as lactantes com crianças até 6 meses será feita com doses excedentes que não contenham vetor viral, como no caso das vacinas CoronaVac e Pfizer, até inclusão deste público como grupo prioritário no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra COVID-19 (PNO).

O município explicou que, apesar do cadastro aberto, a vacinação em si destes públicos só vai começar quando for recebido do governo de Minas Gerais doses para esse fim. Não há previsão para que isso aconteça.

Seguindo o cronograma de vacinação desta semana, a prefeitura de Uberlândia convocou para esta terça-feira aproximadamente 4,4 mil pessoas para receber a primeira dose da vacina contra a COVID-19.

Os grupos chamados são de profissionais da educação do ensino infantil, fundamental, médio e superior, gestantes e puérperas, pessoas com comorbidades, com deficiência, além de finalizar o público em geral com 55 anos e iniciar os com 54 anos.

De acordo com o vacinômetro de Uberlândia, até agora 218,5 mil pessoas receberam a primeira dose de vacinas contra o coronavírus. Ao todo, 82,3 mil já tiveram imunização completa.
 

Leia mais sobre a COVID-19

Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomasprevençãopesquisa vacinação.
 

Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns

Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.


Quais os sintomas do coronavírus?

Desde a identificação do vírus Sars-CoV2, no começo de 2020, a lista de sintomas da COVID-19 sofreu várias alterações. Como o vírus se comporta de forma diferente de outros tipos de coronavírus, pessoas infectadas apresentam sintomas diferentes. E, durante o avanço da pesquisa da doença, muitas manifestações foram identificadas pelos cientistas. Confira a relação de sintomas de COVID-19 atualizada.

O que é a COVID-19?

A COVID-19 é uma doença provocada pelo vírus Sars-CoV2, com os primeiros casos registrados na China no fim de 2019, mas identificada como um novo tipo de coronavírus pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em janeiro de 2020. Em 11 de março de 2020, a OMS declarou a COVID-19 como pandemia.


Veja vídeos explicativos sobre este e outros tema em nosso canal

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade