(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PANDEMIA

COVID-19: estado de calamidade pública é prorrogado em Juiz de Fora

Prefeitura publicou decreto postergando o prazo por 180 dias por causa da pandemia. Decretação de calamidade facilita obtenção de recursos federais e estaduais


22/06/2021 17:55 - atualizado 22/06/2021 18:06

Validação do decreto em Juiz de Fora depende da aprovação na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG)(foto: Carlos Mendonça/Divulgação)
Validação do decreto em Juiz de Fora depende da aprovação na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) (foto: Carlos Mendonça/Divulgação)
A Prefeitura de Juiz de Fora – por meio de decreto publicado no Atos do Governo municipal nesta terça-feira (22/6) – prorrogou por 180 dias o estado de calamidade pública na cidade. A medida, em vigor desde 7 de abril de 2020, foi postergada pela primeira vez em 24 de dezembro do mesmo ano, conforme determinado pelo ex-chefe do Executivo Antônio Almas.
 
A nova validação do dispositivo depende da aprovação na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).
 
No texto que acompanha o decreto, a administração municipal justificou a postergação do período de calamidade ao considerar “o atual momento da pandemia no qual se constata cenário epidemiológico de alto risco, grave e incerto em relação aos próximos meses”.
 
 
Em relação ao novo decreto, o Executivo disse que “embora exista avanço na cobertura vacinal, o cenário atual tem verificado a emersão de novas variantes da doença”.
 
O decreto também destaca a “necessidade de ações emergenciais para o enfrentamento da pandemia de COVID-19, que poderá comprometer gravemente as finanças públicas e as metas fiscais estabelecidas para o presente exercício, bem como as metas de arrecadação de tributos pela redução da atividade econômica”.


Entenda o que é

 
O estado de calamidade pública é decretado quando há situações de danos – à saúde e aos serviços públicos – que o Poder Público não é capaz de gerir de forma eficiente.

Logo, a decretação de calamidade possibilita a obtenção de recursos federais e estaduais de forma mais facilitada.
 
Até o último boletim municipal publicado pela prefeitura nessa segunda-feira (21), o município contabiliza 36.392 casos confirmados de COVID-19 e 1.732 mortes pela doença.

Em relação à cobertura vacinal, 207.298 e 96.191 primeiras e segundas doses, respectivamente, foram aplicadas.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)