Publicidade

Estado de Minas PANDEMIA

COVID: estudo aponta sequelas graves em 10% dos pacientes após alta

As informações fazem parte do monitoramento feito pelo Instituto Orizonti, em BH. Trombose venosa e tromboembolismo pulmonar são frequentes após a cura


22/06/2021 14:40 - atualizado 22/06/2021 15:35

De acordo com o levantamento, quase 100% dos pacientes com COVID-19 precisaram usar oxigênio durante a internação(foto: Pixabay/ Reprodução)
De acordo com o levantamento, quase 100% dos pacientes com COVID-19 precisaram usar oxigênio durante a internação (foto: Pixabay/ Reprodução)

Dificuldade de respirar, queda na quantidade de oxigênio que o sangue transporta, embolia pulmonar, coágulo no sangue e colapso pulmonar são diagnósticos encontrados em pacientes COVID após alta hospitalar.

As queixas foram identificadas a partir de um monitoramento realizado por uma equipe de transição de cuidados COVID do Instituto Orizonti, que fica no Bairro Mangabeiras, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte. Dos pacientes infectados com o coronavírus, cerca de 10% retornaram com sequelas graves.

Dentre os pacientes que foram internados por COVID-19, de dezembro a maio, 75% chegaram ao instituto por recomendação de outras instituições e 25% via pronto atendimento; 28% foram internados no CTI e 55% na Unidade de Internação.

Destes, 17% apresentaram piora clínica e foram transferidos para o CTI. Cerca de 80% tiveram alta hospitalar, 5% permanecem internados e 15% foram à óbito.

Dos casos de internações, cerca de 70% foram em enfermaria e 30% em CTI. Cerca de 10% dos pacientes já chegaram ao hospital intubados, 33% em uso de oxigênio suplementar e outros 57% permaneceram com respiração natural.

De acordo com o levantamento, quase 100% deles precisaram usar oxigênio durante a internação.

A enfermeira da Linha de Cuidados Pós-Covid, Sarah Ribas, estabelece contato periódico, após 24 horas da alta, durante seis semanas. O protocolo foi definido seguindo evidências médicas publicadas em um artigo científico.

A profissional de saúde os questiona sobre febre, falta de ar, tosse e outros sintomas.  Profissionais explicam que, muitas vezes, o paciente precisa ser reinternado.

A profissioal diz que, em alguns casos, a doença se manifestou de forma mais branda e não foi necessária internação. Mas após alguns dias, sequelas apareceram. Muitos são orientados a seguir o tratamento em casa. 

Com a crescente demanda de cuidados após infecção pelo coronavírus, o hospital vai lançar um chatbot que dará suporte ao trabalho humano nos próximos meses. A ferramenta de inteligência artificial já está em desenvolvimento.

 

Leia mais sobre a COVID-19

Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomasprevençãopesquisa vacinação.
 

Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns

Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.


Quais os sintomas do coronavírus?

Desde a identificação do vírus Sars-CoV2, no começo de 2020, a lista de sintomas da COVID-19 sofreu várias alterações. Como o vírus se comporta de forma diferente de outros tipos de coronavírus, pessoas infectadas apresentam sintomas diferentes. E, durante o avanço da pesquisa da doença, muitas manifestações foram identificadas pelos cientistas. Confira a relação de sintomas de COVID-19 atualizada.

O que é a COVID-19?

A COVID-19 é uma doença provocada pelo vírus Sars-CoV2, com os primeiros casos registrados na China no fim de 2019, mas identificada como um novo tipo de coronavírus pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em janeiro de 2020. Em 11 de março de 2020, a OMS declarou a COVID-19 como pandemia.


Veja vídeos explicativos sobre este e outros tema em nosso canal

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade