(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PANDEMIA

'Não há distribuição aleatória de doses em Minas', diz secretário de Saúde

Fábio Baccheretti disse, em entrevista coletiva, que é preciso vencer a discussão da distribuição de vacinas entre os municípios de Minas


22/06/2021 11:04 - atualizado 22/06/2021 13:35

Governo de Minas foi criticado pelo secretário municipal de BH, Jackson Machado, pela distribuição de doses no estado(foto: Leandro Couri/EM/D.A.Press)
Governo de Minas foi criticado pelo secretário municipal de BH, Jackson Machado, pela distribuição de doses no estado (foto: Leandro Couri/EM/D.A.Press)
Em entrevista coletiva, concedida nesta terça-feira (22/6) na Cidade Administrativa, o secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, disse que Belo Horizonte não recebeu, do 23º e 24º lote de vacinas, apenas o quantitativo que seria destinado para as pessoas com comorbidades.

O médico justificou que o governo de Minas adotou uma medida técnica para distribuição dos imunizantes entre os municípios. Segundo o chefe da pasta, a Prefeitura da capital recebeu parte das 31% de doses para vacinação dos trabalhadores da educação e 1,26% dos profissionais da segurança, das remessas citadas anteriormente. Ele afirma que o montante de imunizantes em que a cidade ficou de fora foi dos 66,6% que seriam destinados para o público com comorbidades.

"Belo Horizonte chegou a 100% do grupo de comorbidades na 22ª remessa. Como ela já tinha recebido toda a sua parte de doses da 22ª remessa, ela não tinha porque mais receber doses para o grupo específico. Já as demais cidades em laranja (apresentadas em um slide da coletiva) não atingiram até hoje o 100%”, afirmou Baccheretti.

Na semana passada, o secretário municipal de Saúde de Belo Horizonte, Jackson Machado Pinto, afirmou que 50 mil pessoas deixaram de ser vacinadas por 'lógica política' e criticou o governo do estado dizendo que, entre as capitais brasileiras, a cidade mineira é a que menos possui vacinas para imunizar a população.

No entanto, Fábio afirmou nesta terça que o quantitativo de doses recebidas por Belo Horizonte, até o momento, é semelhante ou maior do que em outras capitais do país. “Tentei ser bem explicativo hoje para vocês entenderem que não há de forma aleatória distribuição de doses do estado. Ela utiliza parâmetros claros, técnicos, carimbados pelo Ministério da Saúde”, disse.

“Isso é para vencer essa discussão e para que a gente não traga para a vacina, que é a única saída para a pandemia, uma briga que não seja pelo bem comum, que é vacinar todos os mineiros”, completou o secretário.

Leia mais sobre a COVID-19

Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomasprevençãopesquisa vacinação.
 

Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns

Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.


Quais os sintomas do coronavírus?

Desde a identificação do vírus Sars-CoV2, no começo de 2020, a lista de sintomas da COVID-19 sofreu várias alterações. Como o vírus se comporta de forma diferente de outros tipos de coronavírus, pessoas infectadas apresentam sintomas diferentes. E, durante o avanço da pesquisa da doença, muitas manifestações foram identificadas pelos cientistas. Confira a relação de sintomas de COVID-19 atualizada.

O que é a COVID-19?

A COVID-19 é uma doença provocada pelo vírus Sars-CoV2, com os primeiros casos registrados na China no fim de 2019, mas identificada como um novo tipo de coronavírus pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em janeiro de 2020. Em 11 de março de 2020, a OMS declarou a COVID-19 como pandemia.

(foto: Hudson Franco/EM/D.A Press)
(foto: Hudson Franco/EM/D.A Press)

Veja vídeos explicativos sobre este e outros tema em nosso canal



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)