(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PANDEMIA

Dia D da vacinação: Itabira vai abrir 32 postos de saúde e dois drive thrus

Pessoas com 57 anos ou mais que ainda não receberam a primeira dose serão vacinadas; Todos os PSFs e dois drive thrus estarão disponíveis


18/06/2021 14:30 - atualizado 18/06/2021 14:39

No pátio da prefeitura também está ocorrendo a vacinação por sistema drive thru. Neste sábado (19/6), funcionará das 9h às 16h(foto: Prefeitura de Itabira/Divulgação)
No pátio da prefeitura também está ocorrendo a vacinação por sistema drive thru. Neste sábado (19/6), funcionará das 9h às 16h (foto: Prefeitura de Itabira/Divulgação)
Para agilizar o processo de imunização contra a COVID-19, Itabira, na Região Central do estado, fará neste sábado (19/6) o ‘Dia D da vacinação’. Todas as unidades do Programa de Saúde da Família (PSF) estarão de portas abertas para receber pessoas com 57 anos ou mais, ou demais grupos prioritários já chamados que ainda não receberam a primeira dose da vacina.

A aplicação também acontece nos drive thrus no pátio da Prefeitura de Itabira e no câmpus da faculdade Funcesi.
 
Ao todo são 32 PSFs abertos das 8h às 17h. Quem optar pela vacinação nos PSFs não precisa fazer agendamento prévio, basta procurar a unidade mais próxima da residência. Já nos drive thrus o funcionamento será das 9h às 16h.
 
A campanha “Vacinação Solidária” continua nos drive thrus. Uma equipe está arrecadando alimentos não perecíveis para encaminhamento às famílias em situação de vulnerabilidade social. Segundo a prefeitura, as doações não são pré-requisito para a vacinação, e sim uma contribuição espontânea.

A iniciativa é uma parceria entre Prefeitura, a Funcesi e Conselho Municipal do Bem-Estar do Menor (Combem). Os donativos arrecadados serão direcionados à secretaria municipal de Assistência Social (SMAS) para repasse às famílias cadastradas.
 
A secretária municipal de Saúde, Luciana Sampaio, ressalta que o Dia D da vacinação contra a COVID-19 dará celeridade ao processo de enfrentamento à Pandemia. “Essa campanha com todo esse livre acesso para a população, ela oportuniza o acesso à vacina, a atualização da situação vacinal. Aumenta a cobertura e homogeneidade e, consequentemente, a redução à incidência da doença”.
 
Na segunda-feira (21/6), será a vez de aplicar a segunda dose da vacina AstraZeneca nas pessoas que estão aguardando o reforço e que tomaram a primeira dose entre 11 e 15 de março. A imunização acontecerá, também, nos drive-thrus da Prefeitura e da Funcesi. Quem não puder comparecer nessa data poderá agendar atendimento na unidade do PSF.

Leia mais sobre a COVID-19

Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomasprevençãopesquisa vacinação

Quais os sintomas do coronavírus?

Desde a identificação do vírus Sars-CoV2, no começo de 2020, a lista de sintomas da COVID-19 sofreu várias alterações. Como o vírus se comporta de forma diferente de outros tipos de coronavírus, pessoas infectadas apresentam sintomas diferentes. E, durante o avanço da pesquisa da doença, muitas manifestações foram identificadas pelos cientistas. Confira a relação de sintomas de COVID-19 atualizada.

O que é a COVID-19?

A COVID-19 é uma doença provocada pelo vírus Sars-CoV2, com os primeiros casos registrados na China no fim de 2019, mas identificada como um novo tipo de coronavírus pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em janeiro de 2020. Em 11 de março de 2020, a OMS declarou a COVID-19 como pandemia.


Veja vídeos explicativos sobre este e outros tema em nosso canal



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)