(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PANDEMIA

Bares e restaurantes abrem até meia-noite no Dia dos Namorados, em Itaúna

Pelo novo decreto, as festas também estão liberadas para até 30 pessoas e está encerrado o rodízio de clientes nos supermercados de acordo com final do CPF


11/06/2021 17:48 - atualizado 11/06/2021 18:07

Bares e restaurantes abrem até meia-noite no Dia dos Namorados, em Itaúna(foto: Prefeitura de Itaúna/Divulgação )
Bares e restaurantes abrem até meia-noite no Dia dos Namorados, em Itaúna (foto: Prefeitura de Itaúna/Divulgação )

A flexibilização das regras de combate à pandemia de COVID-19 iniciada pelo governo de Minas para o Dia dos Namorados será ainda maior em Itaúna, cidade da Região Centro Oeste do estado.

A prefeitura, que estava seguindo protocolo específico para combater à disseminação do novo coronavírus, com proibição do consumo de bebidas alcoólicas em locais públicos e em bares e restaurantes, com rodízio de clientes nos supermercados de acordo com o final do número do CPF e proibição de eventos de qualquer natureza, públicos ou particulares, recuou em várias medidas restritivas neste final de semana dos namorados.
 
Nesta sexta-feira (11/6), o prefeito Neider Moreira publicou o decreto 7.448, com validade a partir deste sábado (12), flexibilizando diversas regras.
 
A partir deste sábado, estará permitido o consumo de bebidas alcoólicas em bares e restaurantes.

Os estabelecimentos podem funcionar até a meia-noite no sábado e até as 22h no domingo.

A partir de segunda-feira (14), bares e restaurantes podem abrir até as 20h, com delivery até as 22h, sem retirada no local.

O mesmo vale para todo tipo de comércio e atividades socioeconômicas como academias, lanchonetes, salões e outros.
 
Festas liberadas
Também fica permitida a realização de eventos em estabelecimentos comerciais, residências , sítios e chácaras, desde que tenham presença de no máximo 30 pessoas, incluídos seus organizadores.
 
Rodízio de CPF encerrado
O decreto, que entra em vigor neste sábado (12), também encerra o controle de acesso por número de CPFs nos supermercados. Desde 3 de junho estava vigorando na cidade o acesso de clientes nos supermercados em rodízio de acordo com o final do número do CPF, com presença em um dia de números ímpares e no outro, de números pares.
 
Esportes proibidos
Do decreto anterior, publicado em 2 de junho, prevalece apenas a proibição da prática de esportes coletivos não profissionais. As competições de futebol que estavam em andamento na cidade, como o Campeonato de Futebol Rural e a Copa de Futebol Feminino, portanto, permanecem suspensas.
 
Críticas ao governo estadual
Na segunda-feira, (07) quando deveria entrar em vigor na cidade as regras do plano Minas Consciente, reduzindo o horário de funcionamento de bares e restaurantes para as 19h e com fechamento de academias, salões e clubes, o prefeito Neider Moreira (PSD) acusou o governo estadual de omissão.

"O município não fará adesão às últimas recomendações propostas pela secretaria estadual de saúde por entender que as mesmas não têm coerência e mostram mais uma omissão do governo estadual no enfrentamento da pandemia", afirmou o prefeito ao Estado de Minas por meio de sua assessoria de comunicação.
 
Questionado sobre os motivos da flexibilização das regras cinco dias depois de ter criticado o governo estadual, o prefeito não retornou até o fechamento da matéria.
 
Prefeito Neider Moreira (PSD) publicou decreto flexibilizando regras de combate à pandemia(foto: Prefeitura de Itaúna/Divulgação )
Prefeito Neider Moreira (PSD) publicou decreto flexibilizando regras de combate à pandemia (foto: Prefeitura de Itaúna/Divulgação )
 

Dados da Covid no município

Os índices da pandemia em Itaúna apresentaram queda nos últimos dias, mas se mantêm em patamar elevado em comparação com o período mais brando dos registros.

O Hospital Manoel Gonçalves, que, além de Itaúna, atende também a Itaguara, Itatiaiuçu e Piracema, cidades que compõem a microrregião no programa Minas Consciente, continua com índice de ocupação acima de 100%.

Dos 42 leitos disponíveis para tratamento de pacientes com COVID, estão ocupados um total de 51. Os 20 leitos de UTI estão todos ocupados, com transferências quase diárias de pacientes para tratamento em outras cidades.
 
Nesta semana, Itaúna registrou 14 mortes por COVID-19 e 451 novos casos da doença foram confirmados por exames. A cidade tem um total de 228 mortos pela doença registrados até esta sexta-feira (11/6).


Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil

  • Oxford/Astrazeneca

Produzida pelo grupo britânico AstraZeneca, em parceria com a Universidade de Oxford, a vacina recebeu registro definitivo para uso no Brasil pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). No país ela é produzida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

  • CoronaVac/Butantan

Em 17 de janeiro, a vacina desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac, em parceria com o Instituto Butantan no Brasil, recebeu a liberação de uso emergencial pela Anvisa.

  • Janssen

A Anvisa aprovou por unanimidade o uso emergencial no Brasil da vacina da Janssen, subsidiária da Johnson & Johnson, contra a COVID-19. Trata-se do único no mercado que garante a proteção em uma só dose, o que pode acelerar a imunização. A Santa Casa de Belo Horizonte participou dos testes na fase 3 da vacina da Janssen.

  • Pfizer

A vacina da Pfizer foi rejeitada pelo Ministério da Saúde em 2020 e ironizada pelo presidente Jair Bolsonaro, mas foi a primeira a receber autorização para uso amplo pela Anvisa, em 23/02.

Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades

Como funciona o 'passaporte de vacinação'?

Os chamados passaportes de vacinação contra COVID-19 já estão em funcionamento em algumas regiões do mundo e em estudo em vários países. Sistema de controel tem como objetivo garantir trânsito de pessoas imunizadas e fomentar turismo e economia. Especialistas dizem que os passaportes de vacinação impõem desafios éticos e científicos.


Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal

Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus.

 

 

Entenda as regras de proteção contra as novas cepas

[VIDEO4]

 

Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.


Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)