(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ZONA DA MATA

Juiz de Fora monitora paciente que teve COVID após viagem à Índia

Paciente que trabalhou em embarcação no país testou positivo para COVID-19 no município. Material é analisado em Belo Horizonte


25/05/2021 11:34 - atualizado 25/05/2021 15:40

Amostras coletadas do paciente foram enviada a Belo Horizonte para o sequenciamento do genoma do vírus(foto: Pixabay)
Amostras coletadas do paciente foram enviada a Belo Horizonte para o sequenciamento do genoma do vírus (foto: Pixabay)
A Secretaria Municipal de Saúde de Juiz de Fora, na Zona da Mata mineira, monitora um paciente que foi diagnosticado com COVID-19 após uma viagem à Índia, onde circula uma nova variante do coronavírus. 

Segundo nota enviada pela prefeitura, trata-se de uma pessoa que esteve naquele país trabalhando embarcada em um navio e testou positivo para a doença no município.

O paciente está isolado e teve amostras de sangue coletadas para realização do sequenciamento do genoma do vírus

"O Departamento de Vigilância Epidemiológica do Município vem monitorando o caso de perto. O material já foi enviado para Belo Horizonte para análise", diz a nota do Executivo municipal encaminhada ao Estado de Minas nesta terça-feira (25/5).

A prefeitura e a Secretaria Municipal de Saúde não informaram a idade, o sexo, nem o quadro clínico do paciente. 

Procurada pela reportagem, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) informou que acompanha o caso. "Apesar do diagnóstico confirmado de COVID do paciente, proveniente da Índia, o sequenciamento genético da amostra encontra-se em andamento, não sendo possível afirmar, até o momento, que se trata de caso associada à nova cepa", diz o comunicado da pasta.

Variante indiana

O Brasil registra, até o momento, seis casos confirmados de infecção pela variante indiana do coronavírus - a chamada B.1.617. Todos os pacientes estão no Maranhão. Eles são tripulantes do navio MV Shandong da Zhi, que saiu da Malásia e chegou ao litoral maranhense em 14 de maio.

De acordo com as autoridades sanitárias do estado, um dos infectados está internado na UTI de um hospital particular de São Luís. Os outros permanecem isolados dentro do navio, em alto mar, a cerca de cerca de 35 quilômetros da costa. 

Mais três estados brasileiros investigam casos suspeitos de B.1.617 - Ceará, Pará e, agora, Minas Gerais.

A variante foi registrada pela primeira vez na Índia em outubro do ano passado. Com a explosão de casos no país e sua disseminação no Reino Unido, autoridades sanitárias do mundo inteiro estão sob alerta. 

De acordo com infectologistas, esta cepa se tornou mais transmissível após mutações sofridas desde a sua descoberta e pode agravar a terceira onda da pandemia.
 


Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil

  • Oxford/Astrazeneca

Produzida pelo grupo britânico AstraZeneca, em parceria com a Universidade de Oxford, a vacina recebeu registro definitivo para uso no Brasil pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). No país ela é produzida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

  • CoronaVac/Butantan

Em 17 de janeiro, a vacina desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac, em parceria com o Instituto Butantan no Brasil, recebeu a liberação de uso emergencial pela Anvisa.

  • Janssen

A Anvisa aprovou por unanimidade o uso emergencial no Brasil da vacina da Janssen, subsidiária da Johnson & Johnson, contra a COVID-19. Trata-se do único no mercado que garante a proteção em uma só dose, o que pode acelerar a imunização. A Santa Casa de Belo Horizonte participou dos testes na fase 3 da vacina da Janssen.

  • Pfizer

A vacina da Pfizer foi rejeitada pelo Ministério da Saúde em 2020 e ironizada pelo presidente Jair Bolsonaro, mas foi a primeira a receber autorização para uso amplo pela Anvisa, em 23/02.

Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades

Como funciona o 'passaporte de vacinação'?

Os chamados passaportes de vacinação contra COVID-19 já estão em funcionamento em algumas regiões do mundo e em estudo em vários países. Sistema de controel tem como objetivo garantir trânsito de pessoas imunizadas e fomentar turismo e economia. Especialistas dizem que os passaportes de vacinação impõem desafios éticos e científicos.


Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal

Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus.

 

 

Entenda as regras de proteção contra as novas cepas

[VIDEO4]

 

Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.


Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)