(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PANDEMIA

COVID-19: vacina da Pfizer será aplicada na terça-feira (25), em Valadares

As doses da Pfizer/Comirnaty vão chegar em Governador Valadares na segunda-feira (24/5). A vacinação será na terça-feira (25/5), na Policlínica Central


21/05/2021 20:27 - atualizado 21/05/2021 20:36

A Policlínica Central, no Centro de Governador Valadares, será o local de vacinação com as doses da Pfizer(foto: Tim Filho)
A Policlínica Central, no Centro de Governador Valadares, será o local de vacinação com as doses da Pfizer (foto: Tim Filho)
Governador Valadares não terá vacinação contra a COVID-19 neste fim de semana. O alerta foi feito pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para evitar que as pessoas amanheçam na porta dos 13 pontos de vacinação, como ocorreu durante a semana.

A ansiedade pela segunda dose da vacina é grande, fato que leva as pessoas a enfrentar as filas nesses pontos.
 
A vacinação será retomada na terça-feira (25/5), quando a SMS dará início à vacinação contra a COVID-19 com as doses da vacina Pfizer/Comirnaty. Porém, para a vacinação com a Pfizer, o público só terá um local disponível: a sala 28 na Policlínica, que vai funcionar das 8h às 12h. 
 
Para ter acesso à essa vacina, a pessoa deverá acessar o site da prefeitura e clicar no link para fazer o agendamento, que estará disponível neste fim de semana.

"É importante que todas as pessoas façam o agendamento para a vacinação com doses da Pfizer, pois é uma determinação do estado", informou a SMS, em nota.
 
As doses da Pfizer/Comirnaty vão chegar a Governador Valadares na segunda-feira (24/5). Por determinação do governo do estado, as doses serão destinadas às gestantes e puérperas de 18 anos ou mais e com comorbidades, pessoas com 30 anos ou mais com comorbidades e pessoas com deficiência permanente cadastradas no BPC.
 
 


Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil

  • Oxford/Astrazeneca

Produzida pelo grupo britânico AstraZeneca, em parceria com a Universidade de Oxford, a vacina recebeu registro definitivo para uso no Brasil pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). No país ela é produzida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

  • CoronaVac/Butantan

Em 17 de janeiro, a vacina desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac, em parceria com o Instituto Butantan no Brasil, recebeu a liberação de uso emergencial pela Anvisa.

  • Janssen

A Anvisa aprovou por unanimidade o uso emergencial no Brasil da vacina da Janssen, subsidiária da Johnson & Johnson, contra a COVID-19. Trata-se do único no mercado que garante a proteção em uma só dose, o que pode acelerar a imunização. A Santa Casa de Belo Horizonte participou dos testes na fase 3 da vacina da Janssen.

  • Pfizer

A vacina da Pfizer foi rejeitada pelo Ministério da Saúde em 2020 e ironizada pelo presidente Jair Bolsonaro, mas foi a primeira a receber autorização para uso amplo pela Anvisa, em 23/02.

Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades

Como funciona o 'passaporte de vacinação'?

Os chamados passaportes de vacinação contra COVID-19 já estão em funcionamento em algumas regiões do mundo e em estudo em vários países. Sistema de controel tem como objetivo garantir trânsito de pessoas imunizadas e fomentar turismo e economia. Especialistas dizem que os passaportes de vacinação impõem desafios éticos e científicos.


Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal

Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus.

 

 

Entenda as regras de proteção contra as novas cepas

[VIDEO4]

 

Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.


Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)