(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PANDEMIA

Hospital de Valadares bloqueia 5 leitos de UTI do SUS para COVID

O bloqueio no Hospital Municipal foi feito por falta de medicamentos de intubação e insumos. Ministério Público fez reunião emergencial para resolver o problema


21/05/2021 19:51 - atualizado 21/05/2021 20:09

Com a instabilidade no funcionamento dos leitos UTI COVID-19 SUS, o Ministério Público promoveu reunião de emergência para resolver o problema(foto: Prefeitura de Governador Valadares/Divulgação )
Com a instabilidade no funcionamento dos leitos UTI COVID-19 SUS, o Ministério Público promoveu reunião de emergência para resolver o problema (foto: Prefeitura de Governador Valadares/Divulgação )
A Secretaria Municipal de Saúde de Governador Valadares (SMS/GV) informou, como medida emergencial, que bloqueou, nesta sexta-feira (21/5), cinco leitos de UTI para pacientes do SUS com COVID-19 no Hospital Municipal (HM).

Os leitos ficarão bloqueados temporariamente, até a normalização do estoque dos medicamentos e insumos para o tratamento dos pacientes da COVID-19. 

A medida, de acordo com a SMS/GV, ocorre em um momento de queda do número de casos da doença e de internações. Nesta sexta-feira, a ocupação de leitos de UTI na rede municipal atingiu 77%.

Dias atrás, a ocupação era de 100%, com a fila de espera oscilando de 2 a 8 pacientes.

O bloqueio é temporário, segundo informou a SMS/GV, que alega que "o município não tem medido esforços durante toda pandemia para adquirir essas medicações e insumos, recorrendo sempre ao governo do estado e Ministério da Saúde". 

Segundo a SMS/GV, a informação recebida da Secretaria Estadual de Saúde (SES) é que há desabastecimento em relação aos medicamentos e insumos, e não consegue suprir a necessidade emergencial do município. 

Uma boa notícia para Valadares

Se o bloqueio de leitos no Hospital Municipal é ruim, a sexta-feira reservou uma boa notícia para o Hospital Bom Samaritano (HBS), que atende pacientes COVID-19 via SUS.

O HBS reativou mais dois leitos que estavam bloqueados. Agora, Governador Valadares conta com 53 leitos de UTI para pacientes do SUS com COVID-19 disponíveis para atender a população, sendo 28 no Hospital Bom Samaritano e 25 no Hospital Municipal.

Solução à vista

Na tarde desta sexta-feira, em uma audiência promovida pelo Ministério Público, membros da administração municipal e do Hospital Bom Samaritano se reuniram com deputados estaduais, federais e respectivos assessores para articular, junto ao governo de Minas e governo federal, ações que solucionem a falta de insumos e medicamentos no Hospital Municipal, visando regular os leitos de UTI COVID-19 dos pacientes SUS da unidade pública e também os leitos do Hospital Bom Samaritano.

Após a reunião, o clima era de otimismo e esperança. O promotor de Justiça Randal Bianchini, responsável pela saúde e atuaante na linha de frente do combate à COVID-19, conduziu a reunião e espera uma solução para o problema nos próximos dias.
 


Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil

  • Oxford/Astrazeneca

Produzida pelo grupo britânico AstraZeneca, em parceria com a Universidade de Oxford, a vacina recebeu registro definitivo para uso no Brasil pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). No país ela é produzida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

  • CoronaVac/Butantan

Em 17 de janeiro, a vacina desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac, em parceria com o Instituto Butantan no Brasil, recebeu a liberação de uso emergencial pela Anvisa.

  • Janssen

A Anvisa aprovou por unanimidade o uso emergencial no Brasil da vacina da Janssen, subsidiária da Johnson & Johnson, contra a COVID-19. Trata-se do único no mercado que garante a proteção em uma só dose, o que pode acelerar a imunização. A Santa Casa de Belo Horizonte participou dos testes na fase 3 da vacina da Janssen.

  • Pfizer

A vacina da Pfizer foi rejeitada pelo Ministério da Saúde em 2020 e ironizada pelo presidente Jair Bolsonaro, mas foi a primeira a receber autorização para uso amplo pela Anvisa, em 23/02.

Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades

Como funciona o 'passaporte de vacinação'?

Os chamados passaportes de vacinação contra COVID-19 já estão em funcionamento em algumas regiões do mundo e em estudo em vários países. Sistema de controel tem como objetivo garantir trânsito de pessoas imunizadas e fomentar turismo e economia. Especialistas dizem que os passaportes de vacinação impõem desafios éticos e científicos.


Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal

Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus.

 

 

Entenda as regras de proteção contra as novas cepas

[VIDEO4]

 

Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.


Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)