(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PANDEMIA EM MINAS

Secretário de Saúde alerta para ritmo de casos de COVID no Triângulo e Sul

Nesta segunda, Fábio Baccheretti disse que número de casos nas regiões preocupa. Secretário também falou sobre perspectiva da vacinação até dezembro


17/05/2021 10:29 - atualizado 17/05/2021 10:45

Secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, em coletiva no início deste mês(foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press - 07/05/2021)
Secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, em coletiva no início deste mês (foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press - 07/05/2021)
O secretário de estado de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, deu um panorama sobre a situação da COVID-19 em Minas e voltou a falar sobre as perspectivas da vacinação contra o coronavírus nesta segunda-feira (17/5).

Em entrevista à Rádio Itatiaia nesta manhã, ele foi questionado sobre a possibilidade de retomada da Onda Roxa, fase mais restritiva do programa Minas Consciente, em algumas regiões do estado. 

“Nesse momento ainda não, mas tem algumas regiões que vêm nos chamando atenção de forma positiva e outras de forma negativa. As regiões Leste, Vale do Aço, Norte e Jequitinhonha são regiões que estão caindo a incidência de forma sistemática. Mas, algumas regiões como a Triângulo do Sul, próximo de Uberaba, e a Região Sul de Minas vêm nos preocupando pelo número de casos novos e número de pacientes aguardando internação”, detalhou Fábio Baccheretti.

“Então, estamos fazendo forças-tarefas no estado buscando entender por que esses municípios, essas regiões, estão diferentes de outras para que a gente consiga orientar a população, orientar o município na melhor conduta para que a gente não precise voltar para a Onda Roxa”, explicou o secretário.

Na última quinta-feira (13/5), em entrevista coletiva, Baccheretti falou que a estimativa é de que toda a população mineira acima de 18 anos seja vacinada até dezembro. Hoje, ele voltou a comentar a questão, dizendo que essa expectativa tem base na previsão de doses a serem encaminhadas ao estado pelo Ministério da Saúde, mas que atrasos podem interferir

“Se não houver, obviamente, uma piora na distribuição. Todo mês a gente vê uma redução do que é previsto. Agora remos o problema da Butantan em relação ai IFA (ingrediente farmacêutico ativo da Coronavac), mas temos um novo contrato agora que o governo federal fez com a Pfizer a partir de setembro. Estamos nessa expectativa. Espero realmente que isso aconteça porque o que é previsto é que a gente consiga vacinar todos até o final do ano”, pontuou o secretário

Boletim


Divulgado nesta manhã, o boletim da Secretaria de Estado de Saúde mostra que Minas Gerais já soma 1.465.668 casos de COVID-19, 2.125 deles confirmados nas últimas 24 horas. Já o número de pessoas que morreram da doença é de 34.557, sendo 49 desses óbitos registrados entre domingo e esta segunda. Há 76.387 casos em acompanhamento e 1.351.724 pessoas se recuperaram


Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil

  • Oxford/Astrazeneca

Produzida pelo grupo britânico AstraZeneca, em parceria com a Universidade de Oxford, a vacina recebeu registro definitivo para uso no Brasil pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). No país ela é produzida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

  • CoronaVac/Butantan

Em 17 de janeiro, a vacina desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac, em parceria com o Instituto Butantan no Brasil, recebeu a liberação de uso emergencial pela Anvisa.

  • Janssen

A Anvisa aprovou por unanimidade o uso emergencial no Brasil da vacina da Janssen, subsidiária da Johnson & Johnson, contra a COVID-19. Trata-se do único no mercado que garante a proteção em uma só dose, o que pode acelerar a imunização. A Santa Casa de Belo Horizonte participou dos testes na fase 3 da vacina da Janssen.

  • Pfizer

A vacina da Pfizer foi rejeitada pelo Ministério da Saúde em 2020 e ironizada pelo presidente Jair Bolsonaro, mas foi a primeira a receber autorização para uso amplo pela Anvisa, em 23/02.

Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades

Como funciona o 'passaporte de vacinação'?

Os chamados passaportes de vacinação contra COVID-19 já estão em funcionamento em algumas regiões do mundo e em estudo em vários países. Sistema de controel tem como objetivo garantir trânsito de pessoas imunizadas e fomentar turismo e economia. Especialistas dizem que os passaportes de vacinação impõem desafios éticos e científicos.


Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal

Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus.

 

 

Entenda as regras de proteção contra as novas cepas

[VIDEO4]

 

Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.


Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)