(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas NÚMEROS DA PANDEMIA

Minas Gerais soma 261 novas mortes por COVID-19 em 24h; são 36.011 vítimas

Casos da doença são 1.415.614; UTIs têm ocupação ligeiramente acima dos 55%


09/05/2021 11:38 - atualizado 09/05/2021 12:10

Boletim deste domingo (9) registrou 4,5 mil novos casos de COVID-19(foto: Edésio Ferreira/EM/D.A Press)
Boletim deste domingo (9) registrou 4,5 mil novos casos de COVID-19 (foto: Edésio Ferreira/EM/D.A Press)
Minas Gerais registrou 261 mortes em virtude do novo coronavírus nas últimas 24 horas. Neste domingo (9/5), o estado chegou a 36.011 vidas perdidas por causa da doença. Os números compõem o mais recente boletim da pandemia divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES).

Entre sábado e este domingo, 4.500 novos casos foram contabilizados no estado. Assim, o total de infecções chegou a 1.415.614. A Saúde estadual acompanha a evolução do quadro clínico de 111.016 pacientes diagnosticados com o vírus. Recuperados são 1.304.598.

Nos nove primeiros dias, maio totaliza 2.312 mortes, o que corresponde a 24% das mortes confirmadas em abril, até o momento, o mês mais letal da pandemia. 

A média móvel de mortes é 246. Em 26 de abril, era de 288. Em duas semanas, a média móvel teve uma queda de 14,5%, o que coloca o Estado em estabilidade em relação às mortes por COVID-19.
A média móvel de casos neste domingo é 6.487. Há duas semanas, era de 6.228. A variação na curva de transmissão também demonstra estabilidade em um patamar considerado alto.


UTIs e enfermarias públicas têm fôlego


Segundo o painel que monitora o estágio da pandemia no estado, 55,68% das unidades de terapia intensiva (UTIs) públicas destinadas aos infectados estão ocupadas. Há 2.547 pacientes confirmados ou suspeitos internados nas vagas de alta complexidade.

Ainda conforme os dados do governo estadual, os infectados correspondem apenas 18,92% das vagas de enfermaria ocupadas.

Vacinômetro


Os mais recentes números sobre a vacinação antiCOVID-19 em MG, divulgados na sexta-feira (7), apontam que 3.630.093 pessoas receberam a primeira dose. A injeção de reforço já foi aplicada em 1.866.488 cidadãos.

O número tende a aumentar nos próximos dias, visto que, nesse sábado (8), 100,2 mil exemplares de Coronavac chegaram ao Aeroporto de Confins, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

O que é um lockdown?

Saiba como funciona essa medida extrema, as diferenças entre quarentena, distanciamento social e lockdown, e porque as medidas de restrição de circulação de pessoas adotadas no Brasil não podem ser chamadas de lockdown.


Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil

  • Oxford/Astrazeneca

Produzida pelo grupo britânico AstraZeneca, em parceria com a Universidade de Oxford, a vacina recebeu registro definitivo para uso no Brasil pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). No país ela é produzida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

  • CoronaVac/Butantan

Em 17 de janeiro, a vacina desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac, em parceria com o Instituto Butantan no Brasil, recebeu a liberação de uso emergencial pela Anvisa.

  • Janssen

A Anvisa aprovou por unanimidade o uso emergencial no Brasil da vacina da Janssen, subsidiária da Johnson & Johnson, contra a COVID-19. Trata-se do único no mercado que garante a proteção em uma só dose, o que pode acelerar a imunização. A Santa Casa de Belo Horizonte participou dos testes na fase 3 da vacina da Janssen.

  • Pfizer

A vacina da Pfizer foi rejeitada pelo Ministério da Saúde em 2020 e ironizada pelo presidente Jair Bolsonaro, mas foi a primeira a receber autorização para uso amplo pela Anvisa, em 23/02.

Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades

Como funciona o 'passaporte de vacinação'?

Os chamados passaportes de vacinação contra COVID-19 já estão em funcionamento em algumas regiões do mundo e em estudo em vários países. Sistema de controel tem como objetivo garantir trânsito de pessoas imunizadas e fomentar turismo e economia. Especialistas dizem que os passaportes de vacinação impõem desafios éticos e científicos.


Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal

Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus.

 

 

Entenda as regras de proteção contra as novas cepas



 

Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.


Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)