(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PANDEMIA

Kalil libera supermercados e padarias em BH aos domingos

Diante dos indicadores de ocupação de UTIs e enfermarias e transmissão, bares e restaurantes ampliam horários


06/05/2021 10:52 - atualizado 06/05/2021 15:02

O prefeito Alexandre Kalil (PSD) anunciou nesta quinta-feira (06/05) novas medidas que beneficiam os comerciantes dos serviços não essenciais em Belo Horizonte. Supermercados e padarias poderão funcionar a partir de domingo (09/05) dedicado ao Dia das Mães. As feiras também vão reabrir. Bares e restaurantes ficaram de fora.
 
 
A decisão foi comunicada nesta manhã, em entrevista coletiva na sede da prefeitura, com presença de secretários e dos infectologistas que integram o comitê de enfrentamento ao coronavírus. 
 
A decisão atende ao desejo dos comerciantes, que passaram por dificuldades financeiras entre março e abril, quando ficaram com as portas fechadas. 

Padarias voltam das 5h as 22h aos domingos. Demais serviços associados ao rumo da alimentação, como açougues, pizzarias, mercearias e armazéns, das 7h às 21h. Lojas de materiais de construção e tinta, entre outras, também voltam a abrir aos domingos. 

"Amplia horário (de bares e restaurantes) para compensar. Brevemente, se Deus quiser, vamos ampliar mais e mais, como poderemos estar fechando e lacrando a cidade. Todo comerciante, associações, vocês vão ditar se a cidade segue reabrindo ou vai fechar. Fiscalização atenta e vamos continuar. Agradeço PM, que também é do estado, pela grande colaboração, junto GM, vigilância sanitária e política urbana", disse Kalil nesta manhã.

O funcionamento de supermercados e padarias foi suspenso aos domingos no fim de março, a fim de estimular o isolamento social na capital mineira. No período, os hospitais estavam com 100% de ocupação de leitos de UTI.

Alexandre Kalil liberou parte do comércio não essencial aos domingos(foto: Gladyston Rodrigues/EM/DA Press)
Alexandre Kalil liberou parte do comércio não essencial aos domingos (foto: Gladyston Rodrigues/EM/DA Press)
Agora, as novas medidas ocorrem depois de evolução nos indicativos da prefeitura. A transmissão por infectado caiu de 0,96 para 0,95 no boletim atual. Isso quer dizer que 100 pessoas são capazes de contaminar outras 95 na cidade. É o único indicador que está no alerta verde, considerado ideal pelos infectologistas.

Já a ocupação das UTIs registrou ligeira queda de 76,4% para 76,1%, em alerta vermelho. O número de leitos exclusivos para COVID-19 na capital é de 568 na rede pública e 533 na rede suplementar. 

Por sua vez, as enfermarias tiveram queda de 55,2% para 53,5%, em alerta amarelo. A capacidade total na capital é de 1.165 nno Sistema Único de Saúde (SUS) e de 905 nos hospitais particulares. 

Outro aspecto importante é o avanço da vacinação no município. Segundo o último balanço, 559.310 pessoas (27,5%) já receberam a primeira dose da vacina, enquanto 254.688  (12,5%) já tomaram a dose de reforço. Foram destinadas 1.148.741 doses à capital mineira, sendo que 970.675 já foram distribuídas aos 224 postos de imunização.

Atualmente, três vacinas já foram distribuídas na capital mineira: CoronaVac (709.285 doses), AstraZeneca (389.146) e Pfizer (50.310).

Leia mais sobre a COVID-19

Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomasprevençãopesquisa vacinação.
 

Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns

Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.

Veja vídeos explicativos sobre este e outros tema em nosso canal



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)