(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PANDEMIA

BH tem queda em todos os indicadores da COVID-19; transmissão é controlada

Prefeitura registrou mais 33 mortes por COVID-19 na capital mineira nesta segunda (3/5)


03/05/2021 19:24 - atualizado 03/05/2021 20:54

-->-->-->-->

Números da pandemia em queda em BH, mas impacto da reabertura do comércio ainda não aconteceu(foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)
Números da pandemia em queda em BH, mas impacto da reabertura do comércio ainda não aconteceu (foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)
 

 

Belo Horizonte apresentou queda em todos os seus indicadores da COVID-19 nesta segunda-feira (3/5). Conforme boletim epidemiológico e assistencial da prefeitura, a taxa de transmissão do coronavírus, que estava na zona de alerta no balanço anterior, retornou à zona controlada.

 

 

 

O indicador caiu de 1,01 para 0,98. Portanto, em média, a cada 100 infectados pelo vírus na capital mineira outras 98 pessoas se tornam vítimas da pandemia. Quando o dado está abaixo de 1, ele passa ao estágio de controle.

 

Atual cenário dos indicadores da pandemia em BH(foto: Janey Costa/EM/D.A Press)
Atual cenário dos indicadores da pandemia em BH (foto: Janey Costa/EM/D.A Press)
 

 

A queda acompanha o informado pelo Estado de Minas nesse domingo (2/5). O infectologista Unaí Tupinambás, integrante do comitê da prefeitura, disse à reportagem que a queda nas solicitações de internações nos hospitais da cidade indicava que a transmissão cairia.

 

 

 

Ao mesmo tempo, a taxa de ocupação dos leitos de UTI diminuiu de 78,1% para 77%. Ainda assim, o parâmetro permanece na fase crítica, acima dos 70%, pelo 45º balanço consecutivo.

 

Por outro lado, esse foi o oitavo boletim em sequência com queda no uso das terapias intensivas. Não há crescimento desde 20 de abril.

 

 

 

Na mesma toada, o percentual de acometimento das enfermarias também caiu. O número saiu de 58,3% para 56,2%, mas continua na zona intermediária, a de alerta. Esse quadro persiste desde há 15 balanços, desde 12 de abril.

 

Porém, ainda não é possível contabilizar o impacto da última reabertura do comércio. Isso só vai acontecer nesta quinta (6/5), quando se completam 14 dias do decreto em vigor – a janela de infecção do coronavírus.

 

Casos e mortes

 

BH chegou, nesta segunda, a 4.362 mortes por COVID-19: 2.350 homens e 2.012 mulheres. A prefeitura computou salto de 33 óbitos neste último balanço.

 

O número de casos é de 179.539 – 2.107 a mais que no levantamento anterior. Além das mortes, BH soma 6.810 pessoas em acompanhamento e 168.367 recuperadas.

 

-->-->-->-->

 

Vacinação

 

A prefeitura vacinou, até aqui, 542.359 pessoas contra a COVID-19: 6.929 moradores e profissionais de asilos e residências terapêuticas públicas; 112.613 trabalhadores da saúde; 3.652 agentes das forças de segurança pública; e 419.165 idosos acima dos 63.

 

Até o momento, BH recebeu 1.021.251 vacinas, sendo 901.951 já distribuídas. São 703.605 da CoronaVac (Butantan/Sinovac) e 317.646  da AstraZeneca (Oxford/Fiocruz).

 

Conforme números da prefeitura, 26,6% do público-alvo de aproximadamente 2 milhões de habitantes já foi imunizado ao menos com a primeira dose. Com a segunda, apenas 12,1% das pessoas.

 

O que é um lockdown?

Saiba como funciona essa medida extrema, as diferenças entre quarentena, distanciamento social e lockdown, e porque as medidas de restrição de circulação de pessoas adotadas no Brasil não podem ser chamadas de lockdown.


Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil

  • Oxford/Astrazeneca

Produzida pelo grupo britânico AstraZeneca, em parceria com a Universidade de Oxford, a vacina recebeu registro definitivo para uso no Brasil pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). No país ela é produzida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

  • CoronaVac/Butantan

Em 17 de janeiro, a vacina desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac, em parceria com o Instituto Butantan no Brasil, recebeu a liberação de uso emergencial pela Anvisa.

  • Janssen

A Anvisa aprovou por unanimidade o uso emergencial no Brasil da vacina da Janssen, subsidiária da Johnson & Johnson, contra a COVID-19. Trata-se do único no mercado que garante a proteção em uma só dose, o que pode acelerar a imunização. A Santa Casa de Belo Horizonte participou dos testes na fase 3 da vacina da Janssen.

  • Pfizer

A vacina da Pfizer foi rejeitada pelo Ministério da Saúde em 2020 e ironizada pelo presidente Jair Bolsonaro, mas foi a primeira a receber autorização para uso amplo pela Anvisa, em 23/02.

Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades

Como funciona o 'passaporte de vacinação'?

Os chamados passaportes de vacinação contra COVID-19 já estão em funcionamento em algumas regiões do mundo e em estudo em vários países. Sistema de controel tem como objetivo garantir trânsito de pessoas imunizadas e fomentar turismo e economia. Especialistas dizem que os passaportes de vacinação impõem desafios éticos e científicos.


Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal

Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus.

 

 

Entenda as regras de proteção contra as novas cepas


 

Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.


Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

 

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)