(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PANDEMIA

Vigilância Sanitária notifica CeasaMinas por descumprir normas sanitárias

CeasaMinas se recusou a receber o auto de infração no momento da visita dos fiscais da Vigilância Sanitária; entre as infrações está a falta de higiene no local


23/04/2021 16:15 - atualizado 23/04/2021 21:10

A unidade de Contagem da CeasaMinas descumpre normas sanitárias, segundo auto de infração da Vigilância Sanitária(foto: Edésio Ferreira/EM/D.A Press)
A unidade de Contagem da CeasaMinas descumpre normas sanitárias, segundo auto de infração da Vigilância Sanitária (foto: Edésio Ferreira/EM/D.A Press)
A Vigilância Sanitária de Contagem autuou a Centrais de Abastecimento de Minas Gerais S/A (CeasaMinas) por descumprir normas sanitárias. Os responsáveis pela administração se recusaram a assinar a notificação emitida pelos fiscais em visita no dia 20 de abril.

Entre as infrações estão a falta de higiene e limpeza no local, banheiros e bebedouros em má condições de uso além de descumprir normas vigentes para evitar o avanço da COVID-19, como o uso de máscaras por comerciantes e demais pessoas que transitam no local. 
 
A CeasaMinas terá um prazo para apresentar defesa após o recebimento do auto de infração, que será enviado pelos Correios já que os responsáveis se recusaram a receber o documento.  
 
No auto de infração, lavrado pelos inspetores da Vigilância Sanitária de Contagem, consta que o estabelecimento está contrariando normas e legislações vigentes no que tange: praticar atos de cadeia de produção ao consumo de produto ou estabelecimento contrariando normas legais e regulamentares e deixar de manter rigorosa higiene e limpeza, conservação e organização de suas dependências.

Está com o bebedouro em condições inadequadas de higiene e funcionamento, banheiro com paredes danificados, vasos sanitários sem tampa, lixeiras desprovidas de pedal e tampa. Além de descumprir lei, norma ou regulamentação destinados a promover, proteger e recuperar a saúde.  
 
Procurada pela reportagem, a CeasaMinas através da assessoria de comunicação, disse que ainda não recebeu qualquer documento e, sendo assim, aguarda eventual recebimento para analisar a situação.
 
A Vigilância Sanitária, a Guarda Civil e a Polícia Militar vêm realizando operações constantemente dentro da central de abastecimento. No dia 7 de abril, operação conduziu uma comerciante autônoma à delegacia por se negar a usar máscara dentro da CeasaMinas.

Na ocasião, outras 12 pessoas foram notificadas por também não estarem utilizando o meio de proteção. 
 
Além do uso da máscara, outro cuidado que funcionários e comerciantes devem adotar no interior da central é a disponibilização de um profissional para higienizar todas as pessoas que frequentarem o local com álcool em gel e medição de temperatura.
 

Leia mais sobre a COVID-19

Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomasprevençãopesquisa vacinação.
 

Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns

Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.

Veja vídeos explicativos sobre este e outros tema em nosso canal

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)