(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas COMBATE À COVID-19

Grande BH: fiscalização sanitária flagra pessoas sem máscara no CeasaMinas

Operação contou com a participação de fiscais da Guarda Civil, Polícia Militar e da equipe da Vigilância Sanitária de Contagem


07/04/2021 13:06 - atualizado 07/04/2021 14:06

Segundo a prefeitura de Contagem, durante esta semana mais duas operações serão realizadas(foto: Edésio Ferreira/EM/D.A Press)
Segundo a prefeitura de Contagem, durante esta semana mais duas operações serão realizadas (foto: Edésio Ferreira/EM/D.A Press)
Durante fiscalizações sanitárias de prevenção à COVID-19 da Guarda Civil, Polícia Militar e da equipe da Vigilância Sanitária na central de abastecimento CeasaMinas, em Contagem, na Região Metropolitana, realizada nesta quarta-feira (07/04), uma comerciante autônoma foi conduzida à delegacia por se negar a usar máscara dentro do estabelecimento e 12 pessoas foram notificadas por também não estarem utilizando o meio de proteção.
 
A operação da prefeitura de Contagem, realizada desde 4 de março, busca encontrar irregularidades e averiguar o cumprimento do protocolo de preucação do coronavírus, junto aos trabalhadores, lojistas e frequentadores do Mercado Livre do Produtor, conhecido popularmente como Pedra. 

Durante a averiguação do local, ocorrida na manhã desta quarta (7/4), uma autônoma foi abordada por agentes públicos circulando pela CeasaMinas sem o uso de máscara, uma das medidas para evitar a transmissão do vírus. Ao ser questionada pelos profissionais, a mulher se recusou a responder à solicitação para que a proteção fosse colocada.

Por três vezes foi indagada e por três ignorou o pedido da equipe de segurança e saúde do município. Segundo o Executivo municipal, a comerciante foi encaminhada à delegacia e seu descumprimento pode gerar a abertura de um processo administrativo sanitário.  

“Uma das guardas pediu os dados dela para qualificar o ato de infração. Primeiramente, se negou a passar, e depois ainda passou informações que não bateram no sistema. Diante disso, a guarda deu a opção de ela fazer o que estava sendo pedido ou passar os dados para qualificar. Como houve recusa, os guardas levaram-na para fazer a identificação correta na delegacia”, disse o diretor da Vigilância Sanitária de Contagem, Wilson Carvalho.
 
Unidade de Contagem do CeaseMinas é uma das maiores do estado(foto: Edésio Ferreira/EM/D.A Press)
Unidade de Contagem do CeaseMinas é uma das maiores do estado (foto: Edésio Ferreira/EM/D.A Press)
 

De acordo com o protocolo, a CeasaMinas está autorizada a funcionar, desde que cumpra as regras de prevenção ao contágio e contenção de contaminação da COVID-19. Alguns dos cuidados que funcionários e comerciantes devem adotar no interior da central é a disponibilização de um profissional para higienizar todas as pessoas que frequentarem o local com álcool em gel e medição de temperatura.

Porém, já no balanço do primeiro dia de operação desta semana, 12 infrações foram aplicadas em comerciantes do estabelecimento por falta de uso da máscara e 40 abordagens recomendando o uso correto da proteção facial e demais protocolos sanitários.

Após ser notificada, a pessoa tem suas autuações remetidas diante de julgamento, onde será aplicado a sanção, seja de multa ou restrição de direito ou prestação de serviço à comunidade.

De acordo com a Vigilância Sanitária, desde a adoção da medida, foram registrados avanços na aplicação de cuidados sanitários, mas um número expressivo de expositores, carregadores, clientes e frequentadores insistem em não adotar as medidas. 

As fiscalizações dos agentes públicos retornarão à CeasaMinas nesta quinta-feira (8/4) e no sábado (10/4). 
 
* Estagiária sob supervisão da subeditora Ellen Cristie.  
 

Leia mais sobre a COVID-19

Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomasprevençãopesquisa vacinação.
 

Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns

Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.

Veja vídeos explicativos sobre este e outros tema em nosso canal

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)