(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas REABERTURA DO COMÉRCIO

'Expectativa é recuperar o tempo perdido', comemora comerciante de Contagem

Primeiro sábado de volta do funcionamento das lojas foi de movimento fraco nos principais centros comerciais da cidade


17/04/2021 12:04 - atualizado 17/04/2021 15:44

Ruas ficaram vazias na reabertura do comércio não essencial em Contagem(foto: Leandro Couri/EM-DA Press )
Ruas ficaram vazias na reabertura do comércio não essencial em Contagem (foto: Leandro Couri/EM-DA Press )
Contagem, com a segunda maior população da Região Metropolitana de BH, retomou as atividades econômicas neste sábado (17/4). O decreto da prefeita Marília Campos (PT) levou em conta medidas próprias permitindo o funcionamento do comércio não essencial, com restrição de circulação e de funcionamento para evitar o avanço da COVID-19 na cidade. Depois de quase 40 dias, as ruas e lojas ainda não registraram muito movimento pela manhã, no primeiro dia de flexibilização. 



Eliel Cruz e Souza, comerciante no ramo de jeans e roupas íntimas, no centro administrativo de Contagem, comemorou a reabertura da loja. "A expectativa é sempre melhor possível para conseguir alavancar os negócios. Os comerciantes estão praticamente quebrados. Muita dívida. A expectativa é que as pessoas venham, comprem e possamos pagar nossas dívidas."

O comerciante Eliel espera a volta dos clientes
O comerciante Eliel espera a volta dos clientes "para pagar as contas" (foto: Leandro Couri/EM-DA Press )
Souza diz que é difícil saber quando vai recuperar os prejuízos "porque a qualquer momento tudo pode mudar. Tentamos as vendas online, mas foram bem devagar, não foi positivo." 
 
Even Rates Bortoletto, gerente de vendas de perfumaria, na região do Bernardo Monteiro, diz que a loja tem um canal de e-commerce e vinha atendendo pelo WhatsApp com entrega em casa. "A expectativa é de recuperar o tempo perdido, preservando a segurança sanitária."
 
Even quer comércio funcionando mas espera que vacina chegue logo (foto: Leandro Couri/EM-DA Press )
Even quer comércio funcionando mas espera que vacina chegue logo (foto: Leandro Couri/EM-DA Press )
Não houve demissão na loja, que emprega quatro pessoas, mas o grupo tem em torno de 300 fucionários. "Fiquei feliz da reabertura porque a gente depende do pão de cada dia." Mas Eva diz que ainda está receosa com vírus, "porque a pandemia não acabou." 
 
Diane Souza Santos, vendedora de loja de artigos de cama, mesa e banho considera boa a  expectativa de voltar a trabalhar e atender as pessoas. "Nesses 40 dias foi meio difícil, a gente depende do trabalho, temos família, filhos. Não houve demissão, alguns anteciparam férias. Que a vacina venha rápido para a população. A gente do comércio precisa demais de vacinar porque temos muito contato com as pessoas. A saúde é tão importante quanto o emprego. Venho de Nova Contagem, todos os dias, em ônibus lotado. O cuidado começa dentro de casa", conta.
 
(foto: Soraia Piva/EM/D.A press)
(foto: Soraia Piva/EM/D.A press)
 
 
Em Contagem já podem funcionar de segunda a sábado, o comércio varejista e de rua, de 9 às 18h, shoppings de 10 às 20h. Bares e restaurantes permanecerão fechados aos domingos. Mas poderão abrir até os sábados às 20h. Permanecem proibidos o funcionamento de casas de festas e feiras.  As mudanças na cidade permitem que igrejas e templos religiosos funcionem com restrição de  7h às 20h, taxa de ocupação de 30% e uso de álcool 70%, máscaras e distanciamento. 
 

O que é um lockdown?

Saiba como funciona essa medida extrema, as diferenças entre quarentena, distanciamento social e lockdown, e porque as medidas de restrição de circulação de pessoas adotadas no Brasil não podem ser chamadas de lockdown.


Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil

  • Oxford/Astrazeneca

Produzida pelo grupo britânico AstraZeneca, em parceria com a Universidade de Oxford, a vacina recebeu registro definitivo para uso no Brasil pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). No país ela é produzida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

  • CoronaVac/Butantan

Em 17 de janeiro, a vacina desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac, em parceria com o Instituto Butantan no Brasil, recebeu a liberação de uso emergencial pela Anvisa.

  • Janssen

A Anvisa aprovou por unanimidade o uso emergencial no Brasil da vacina da Janssen, subsidiária da Johnson & Johnson, contra a COVID-19. Trata-se do único no mercado que garante a proteção em uma só dose, o que pode acelerar a imunização. A Santa Casa de Belo Horizonte participou dos testes na fase 3 da vacina da Janssen.

  • Pfizer

A vacina da Pfizer foi rejeitada pelo Ministério da Saúde em 2020 e ironizada pelo presidente Jair Bolsonaro, mas foi a primeira a receber autorização para uso amplo pela Anvisa, em 23/02.

Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades

Como funciona o 'passaporte de vacinação'?

Os chamados passaportes de vacinação contra COVID-19 já estão em funcionamento em algumas regiões do mundo e em estudo em vários países. Sistema de controel tem como objetivo garantir trânsito de pessoas imunizadas e fomentar turismo e economia. Especialistas dizem que os passaportes de vacinação impõem desafios éticos e científicos.


Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal

Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus.

 

 

Entenda as regras de proteção contra as novas cepas



 

Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.


Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)