(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PANDEMIA

Ocupação dos leitos de UTI cai pelo terceiro dia consecutivo em BH

Indicador está em 92,5% nesta quinta (1º/4), inferior aos 94,7% registrados nessa quarta (31/3)


01/04/2021 17:21 - atualizado 01/04/2021 18:59

Vai e vem de ambulâncias continua intenso na cidade, apesar das reduções recentes na ocupação das UTIs(foto: Edésio Ferreira/EM/D.A Press)
Vai e vem de ambulâncias continua intenso na cidade, apesar das reduções recentes na ocupação das UTIs (foto: Edésio Ferreira/EM/D.A Press)

 

A ocupação dos leitos de UTI para pacientes com COVID-19 caiu pelo terceiro dia em sequência em Belo Horizonte. Nesta quinta (1º/4), o indicador está em 92,5%, inferior aos 94,7% computados no boletim anterior, divulgado nessa quarta (31/3).

 

A queda é acompanhada pela abertura de mais leitos do tipo. Nesta quinta, o levantamento traz um acréscimo de sete unidades, todas ligadas à rede suplementar.

 

 

 

Portanto, agora a cidade dispõe de 1.129 vagas de terapia intensiva para vítimas da pandemia: 548 no Sistema Único de Saúde (SUS) e 581 nos hospitais privados. Dessas, 85 estão livres.

 

 

 

Desses leitos, 564, praticamente a metade, foram abertos desde março, quando a capital mineira registrou os piores índices da pandemia até aqui.

 

Enfermaria e transmissão

 

A ocupação dos leitos de enfermaria para COVID-19 também caiu pelo terceiro dia em sequência nesta quinta em BH. O indicador sofreu queda de 82,6% para 81,1%.

 

A diminuição está ligada à abertura de 58 vagas do tipo na cidade. Todas estão relacionadas à rede particular, na qual a taxa de uso é de 81,8%. No sistema público, a estatística é de 80,5%.

 

O terceiro indicador fundamental da pandemia também sofreu diminuição. O número médio de transmissão por infectou caiu de 1,08 para 1,06, mas se manteve na zona de alerta da escala de risco.

 

 

 

Isso significa que a cada 100 pessoas doentes com a virose, 106 se tornam vítimas da pandemia, em média, na cidade. O dado não apresenta aumento há 13 balanços.

 

Casos e mortes 

 

Belo Horizonte registrou seu maior número de mortes por COVID-19 nesta quinta: 90 vidas perdidas. Esse salto é bem superior que o recorde anterior, que era de 59, computado no último dia 26.

 

Vale sempre lembrar que nem todos esses óbitos aconteceram, necessariamente, nas últimas 24 horas. Isso porque o processo de confirmação se uma morte aconteceu ou não em decorrência do novo coronavírus leva um tempo indeterminado.

 

Com mais essas 90 mortes, a cidade registra 3.314 no total. Conforme o Estado de Minas mostrou nessa quarta (31/3), BH fechou março como o mês com mais casos da doença e o segundo com mais óbitos, perdendo apenas para fevereiro.

 

 

Quanto ao número de diagnósticos, o crescimento foi de 1.939. No total, são 144.877 casos confirmados: além das mortes, há 7.795 pacientes na fase ativa da doença e 133.768 recuperados. 

 

 

O que é o coronavírus

Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp



Como a COVID-19 é transmitida?


A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?



Como se prevenir?


A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê



Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal

Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus.

 

Vídeo explica porque você deve aprender a tossir

Mitos e verdades sobre o vírus


Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

 

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)