(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas TRIÂNGULO SUL

Araxá e Frutal encerram vacinação de idosos com mais de 80 anos

Já Uberaba, a maior cidade da região Triângulo Sul, iniciou esta semana a imunização de idosos de 80 a 84 anos


16/03/2021 13:05 - atualizado 16/03/2021 14:57

Em Araxá, praticamente todos os idosos acima dos 80 anos já foram vacinados(foto: Prefeitura de Araxá/Divulgação)
Em Araxá, praticamente todos os idosos acima dos 80 anos já foram vacinados (foto: Prefeitura de Araxá/Divulgação)

 

As três maiores cidades da região Triângulo Sul estão com cenários distintos no que diz respeito à vacinação contra a COVID-19. Enquanto Frutal, que tem cerca de 60 mil habitantes, já encerrou a imunização dos idosos entre 75 e 79 anos, Araxá, cidade com aproximadamente 100 mil pessoas, concluiu a etapa de vacinação dos idosos com mais de 80 anos. Já Uberaba, a maior cidade do Triângulo Sul, com quase 350 mil habitantes, iniciou a aplicação das doses em idosos de 80 a 84 anos. Desde o início da vacinação, a região já recebeu mais de 60 mil doses da vacina.
 
 
Nesta segunda-feira (15), as secretarias municipais de Saúde receberam da Superintendência Regional de Saúde (SRS), que tem sede em Uberaba, as novas doses da 6ª remessa. Conforme a determinação do Ministério da Saúde, com essas doses, pelo menos 13% da população de 75 a 79 anos deverá ser atendida, além de 30% da população de 80 a 84 anos e outros 2,3% devem ser destinados para a população de trabalhadores da saúde.
 
A secretária adjunta de Saúde de Uberaba, Fabiana Prado, explicou que uma vez que a cidade iniciou a fase cinco do Plano de Contingência da COVID-19 e diante do cenário que se apresenta no município, com a necessidade de abertura de novos leitos no Hospital Regional, uma maior parte de doses recebidas nesta remessa será destinada à imunização dos profissionais de saúde que serão contratados para atuar nestes novos leitos/COVID. A taxa de ocupação dos leitos UTI/COVID da cidade está no limite, ou seja, 100% na rede privada e 98% na rede pública.
 
Para evitar tumulto e aglomerações, segundo informações da Secretaria de Saúde de Uberaba, a vacinação da primeira dose dos idosos está sendo realizada de forma escalonada por idade. Com isso, serão vacinados nesta terça-feira (16/3), os idosos a partir de 80 anos e na quarta (17/3) está prevista a vacinação de idosos a partir de 79 anos. 
 
“É importante deixar claro que, caso as doses da vacina acabem, a programação poderá ser paralisada a qualquer momento até que o município receba uma nova remessa”, explicou o chefe da Vigilância Epidemiológica, Marcelo Silva de Araújo.

Com relação à Araxá, a prefeitura da cidade informou que foi concluída nessa segunda-feira (15/3) a aplicação da primeira dose em todos os idosos com mais de 80 anos e, além disso, cerca de 65% dos profissionais de saúde foram imunizados. Ao todo no município foram 6.281 vacinas aplicadas contra a COVID-19, sendo 4.672 de primeira dose e 1.609 de segunda dose.
 
A secretária municipal de Saúde, Diane Dutra, explica que todos os idosos acima de 80 anos que procuraram as unidades de saúde foram vacinados.
 
“Temos apenas um caso ou outro onde o idoso possui dificuldade de locomoção e a vacinação teve que ser agendada. Infelizmente, algumas famílias ainda têm um certo receio quanto à vacina e não querem receber as doses neste momento”, lamentou secretária.
 
Já em Frutal, segundo informações da assessoria de imprensa da prefeitura da cidade, a vacinação dos idosos de 75 a 79 anos se encerrou nesta terça-feira (16/3). No total, foram aplicadas neste público 440 doses do imunizante. Já outras 50 doses destinadas pela sexta remessa foram aplicadas em trabalhadores de saúde. 
 

O que é o coronavírus


Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp

Como a COVID-19 é transmitida? 

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?


Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam:

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal
Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus. 

Vídeo explica por que você deve 'aprender a tossir'


Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

 

 
 
 
 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)