(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO TRIÂNGULO SUL

COVID-19: Araxá e Frutal implantam barreiras sanitárias nas principais vias

As instalações das barreiras foram feitas em cumprimento às determinações do governo de MG que colocou toda a região do Triângulo Sul na Onda Roxa


12/03/2021 10:56 - atualizado 12/03/2021 11:42

Os trabalhos de vigilância sanitária dos agentes de Saúde dos municípios contam com apoio de equipes da Polícia Militar (PM)(foto: Prefeitura de Frutal/Divulgação)
Os trabalhos de vigilância sanitária dos agentes de Saúde dos municípios contam com apoio de equipes da Polícia Militar (PM) (foto: Prefeitura de Frutal/Divulgação)
Na Onda Roxa e também convivendo com preocupantes aumentos dos números de casos e internações de pessoas com a COVID-19, Araxá e Frutal, cidades localizadas no Triângulo Sul, implantaram durante esta semana barreiras sanitárias em vias de seus municípios, onde há maiores circulações de veículos.


Araxá instalou as barreiras na Avenida Ministro Olavo Drummond, no Terminal Rodoviário e no Posto da Polícia Militar Rodoviária, situado na MG-428. Já Frutal colocou as fiscalizações sanitárias em todas as entradas da cidade.

Os trabalhos de vigilância sanitária dos agentes de Saúde dos municípios, que contam com apoio de equipes da Polícia Militar (PM), acontecem da mesma forma, ou seja, depois de os veículos serem parados, é medida a temperatura de todos os seus ocupantes e, em seguida, são dadas orientações sobre medidas de prevenção, como uso permanente de máscaras ao sair de casa, uso frequente do álcool em gel, não se aglomerar e, desta forma, manter o distanciamento social.

A secretária de Saúde de Frutal, Lamonise Ribeirom, explica que essas ações respeitam as normativas da Deliberação 130, da Secretaria de Estado da Saúde, onde foi determinada a Onda Roxa.

"Era algo que já estávamos prevendo, de acordo com as estatísticas que mostravam os números cada vez maiores. É uma barreira epidemiológica onde fazemos um controle de temperatura. A pessoa que estiver com temperatura elevada responderá algumas perguntas de um questionário. Após isso, será indicada que ela procure uma unidade de saúde. E a partir desse momento ela entrará em nosso monitoramento”, explicou.

Números da COVID-19 em Araxá e Frutal

Desde o início da pandemia, foram registrados, em Araxá, 6.501 casos positivos de COVID-19, sendo que destes, 77 morreram e 5.673 se recuperaram.

A taxa de ocupação de leitos de UTI/COVID, que estava em 100%, segundo o último boletim epidemiológico, diminuiu para 95%. A taxa de ocupação dos leitos de enfermaria/COVID também sofreu leve queda nas últimas 24 horas, ou seja, de 90% para 81%. 

Já em Frutal, desde o início da pandemia, foram contabilizados 3.857 casos positivos, sendo que destes 102 pessoas morreram e 3.568 se recuperaram.

O município, de cerca de 60 mil habitantes, possui apenas leitos de enfermaria, sendo que, atualmente, segundo informações do último boletim epidemiológico, 21 pessoas estão internadas no Hospital Municipal Frei Gabriel e outras 160 estão em acompanhamento domiciliar.

Como Frutal não possui leitos de UTI, neste momento, seis moradores do município estão internados em UTIs/COVID de hospitais de cidades de sua região como, por exemplo, Uberaba, Barretos e São José do Rio Preto, estes dois últimos em São Paulo.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)