(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas QUASE NO LIMITE

COVID-19: Na terra natal de Zema, leitos estão perto de entrar em colapso

Entre as cidades de sua região que são referências em atendimento a pacientes graves com a COVID, a situação do município é a mais preocupante


11/03/2021 10:34 - atualizado 11/03/2021 12:50

Primeira parte do atual boletim epidemiológico de Araxá, divulgado no final da tarde desta quinta-feira (10/3)(foto: Prefeitura de Araxá)
Primeira parte do atual boletim epidemiológico de Araxá, divulgado no final da tarde desta quinta-feira (10/3) (foto: Prefeitura de Araxá)

 

Araxá, cidade natal do governador Zema, vive seu pior momento desde o início da pandemia. Todos os leitos/COVID da Santa Casa de Misericórdia, o hospital referência para o atendimento a pacientes infectados pelo novo coronavírus, estão perto de entrar em colapso. 
 
Segunda parte do atual boletim epidemiológico de Araxá, divulgado no final da tarde desta quinta-feira (10/3)(foto: Prefeitura de Araxá)
Segunda parte do atual boletim epidemiológico de Araxá, divulgado no final da tarde desta quinta-feira (10/3) (foto: Prefeitura de Araxá)

 
De acordo com o último boletim epidemiológico, divulgado pela Secretaria de Saúde de Araxá, a taxa de ocupação dos leitos de UTI da cidade está em 100% e de enfermaria em 90%; sendo este último índice foi o maior já registrado na cidade, desde o início da pandemia.
 
 
Segundo informações da assessoria de imprensa da prefeitura de Araxá, no começo desta semana, o número de leitos de UTI/COVID da Santa Casa ampliou de 16 para 20. Além disso, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município tem, atualmente, sete leitos implantados, que podem ser utilizados para tratamento da COVID-19, e capacidade de ampliação para até 25. 
 
"Essa ampliação tem o objetivo de evitar um colapso no sistema público de saúde. Temos toda estrutura, equipamentos e insumos necessários para que não faltem leitos na cidade, mas infelizmente a escassez da mão de obra na saúde está cada vez maior. Os profissionais estão esgotados fisicamente e psicologicamente. Por isso pedimos o apoio da população nas medidas de contenção a esse vírus", ressaltou a secretária Municipal de Saúde, Diane Dutra.
 
"O número de leitos de UTI foi ampliado gradativamente. Com todos os esforços dos profissionais de saúde do município, que tem trabalhado incansavelmente para atender a demanda, vamos garantir leitos para aqueles que precisarem. Mas peço à população que tenha consciência, amor ao próximo, para proteger a família e os amigos. Precisamos da ajuda de todos", complementa o prefeito Robson Magela.
 
Araxá é referência médica para tratamento de casos da COVID-19, sendo responsável pelo atendimento dos pacientes dos municípios de sua microrregião. Desde o início da pandemia foram registrados na cidade 6.404 casos positivos, sendo que destes 76 pessoas morreram e 5.621 se recuperaram.
 
Taxa de ocupação de leitos/COVID em Patrocínio e Uberaba também preocupa
 
Além de Araxá, outras cidades da região, também referências para tratamentos de pacientes graves da COVID-19, estão em situações preocupantes. 
 
Patrocínio, que já chegou ao colapso total dos seus leitos voltados para infectados da doença, da mesma forma que Araxá, está com taxa de ocupação total de seus leitos de UTI. 
 
Já a ala de enfermaria está com índice um pouco menor, uma média de 60%, levando em consideração os leitos de três hospitais da cidade que atendem pacientes infectados pelo novo coronavírus. 
 
No município, desde o início da pandemia, foram contabilizados 4.980 casos positivos, sendo que destes 96 pessoas morreram e 4.698 se recuperaram.
 
Com relação a Uberaba, a realidade da ocupação dos leitos/COVID, principalmente, de UTI/privada, também é grave, pois a sua taxa está em 94%. Já a taxa de ocupação dos leitos UTI/COVID da rede pública está em 60%. No que diz respeito a taxa de ocupação dos leitos de enfermaria em Uberaba está em 71%, tanto da rede pública como privada.
 
Desde o início da pandemia foram registrados 16.575 casos positivos no município, sendo que destes 387 pessoas morreram e 14.921 se recuperaram. 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)