(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas NOVA GESTÃO

Presidente da Fhemig assume Secretaria de Estado de Saúde de Minas

Fábio Baccheretti Vítor foi anunciado pelo governador Romeu Zema nesta sexta (12/3). Carlos Eduardo Amaral deixou a pasta após denúncia de fura-fila da vacina


12/03/2021 07:13 - atualizado 12/03/2021 11:35

Fábio Baccheretti assumiu a Fhemig em 2 de julho de 2019. Ele foi o presidente mais jovem a assumir a fundação, aos 35 anos à época(foto: Reprodução da internet/Facebook)
Fábio Baccheretti assumiu a Fhemig em 2 de julho de 2019. Ele foi o presidente mais jovem a assumir a fundação, aos 35 anos à época (foto: Reprodução da internet/Facebook)


O presidente da Fundação Hospitalar de Minas Gerais (Fhemig), Fábio Baccheretti Vitor, é o novo secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais. O anúncio foi feito pelo governador Romeu Zema (Novo), no início da manhã desta sexta-feira (12/3), pelo Twitter. 



“Seu trabalho no combate à pandemia, desde o início, colaborou para os resultados relevantes em expansão de leitos e referência clínica no combate à COVID-19, garantindo a Minas um dos melhores resultados dentre todos os estados do país”, justificou o governador.

“Seguiremos determinados no combate à pandemia e dando sequência à maior operação de vacinação da história de Minas com transparência e responsabilidade”, completou na rede social. 

Nessa quinta (11/3), após o afastamento de Carlos Eduardo Amaral, fontes disseram ao Estado de Minas que o nome de Vitor era um dos avaliados por Zema.

Por meio de nota enviada hoje, o governo de Minas informou que a nomeação de Fábio Baccheretti será publicada neste sábado no Minas Gerais, diário oficial do estado. “As exonerações dos, até então, secretário Carlos Eduardo Amaral e do secretário adjunto, Luiz Marcelo Cabral, também serão publicadas amanhã, porque não houve tempo de entrar na edição de hoje do Diário”, informou o governo.

Biografia


Fábio Baccheretti assumiu a Fhemig em 2 de julho de 2019. Ele foi o presidente mais jovem a assumir a fundação, aos 35 anos à época.

 

O gestor se formou em medicina em 2010, na Universidade Vale do Rio Verde, em Três Corações, no Sul de Minas. No ano seguinte, se tornou clínico plantonista do Hospital Júlia Kubitschek, vinculado à Fhemig.

 

Ele se tornou diretor-geral do Júlia Kubitschek em 2018, cargo que ocupou por 11 meses, até migrar para a presidência da Fhemig. Um ano antes, também ingressou no corpo clínico da Santa Casa BH.

 

A demissão

 

Zema comunicou a demissão do secretário de estado de Saúde de Minas Gerais, Carlos Eduardo Amaral, na noite desta quinta (11/3). 

 

Ele estava pressionado após abertura de CPI na Assembleia para investigar a vacinação de 806 servidores da pasta contra a COVID-19.

 

“Comunico o afastamento do Dr. Carlos Eduardo da Secretaria Estadual de Saúde. Agradeço o trabalho que realizou à frente da secretaria, em especial no combate à pandemia e na gestão para a futura retomada das obras dos Hospitais Regionais no Estado”, escreveu Zema no Twitter.

 

Carlos Eduardo Amaral substituiu o médico Wagner Eduardo Ferreira no comando da Saúde estadual em fevereiro de 2019.

 

Ele foi candidato a deputado federal pelo Novo em 2018, mas perdeu. A troca ocorreu por questões de saúde do primeiro escolhido para a pasta. (Com Gabriel Ronan e Luiz Ribeiro) 


O que é o coronavírus


Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp

Como a COVID-19 é transmitida? 

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?


Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam:

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal
Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus. 

Vídeo explica por que você deve 'aprender a tossir'


Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

 




receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)