(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PERTO DE 100%

Uberaba registra a maior taxa de ocupação dos leitos privados de UTI/COVID

Hospital regional aguarda chegada de 20 leitos de UTI; cidade enfrenta decreto que proíbe a abertura aos finais de semana de vários estabelecimentos comerciais


23/02/2021 14:33 - atualizado 23/02/2021 18:10

Boletim epidemiológico da COVID-19 em Uberaba(foto: Prefeitura de Uberaba/Divulgação)
Boletim epidemiológico da COVID-19 em Uberaba (foto: Prefeitura de Uberaba/Divulgação)

 

Uberaba, no Triângulo Mineiro, registrou, nesta terça-feira (23/2), a maior taxa de ocupação de leitos de UTI/COVID de hospitais particulares, desde o início da pandemia, ou seja, preocupantes 97%.
 
 
A situação na cidade só não chega a ser mais alarmante, porque a taxa de ocupação dos leitos de UTI/COVID da rede pública está controlada, ou seja, 58% para UTI e 67% para enfermaria. Já as taxas médias de todos os leitos/COVID disponíveis no município estão em 74% para UTI e 63% para enfermaria.
 
Além disso, para amenizar um pouco a situação, o Hospital Regional José Alencar (HRJA) aguarda a habilitação de 20 novos leitos de UTI, que foram doados pela Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg) na última sexta-feira (19/2). Ainda não há previsão de uma data de início para o funcionamentos desses leitos.
 
Segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura de Uberaba, para que os novos leitos estejam em pleno funcionamento, são necessários profissionais intensivistas e que os leitos sejam habilitados. 
 
“O HR já está trabalhando para a contratação, bem como na parte burocrática para que os mesmos sejam inseridos na regulação e, por consequência, habilitados. Quando isso acontecer, uma nota técnica com essa informação será inserida junto ao boletim diário”.
 
Mesmo assim, o novo decreto municipal de enfrentamento à COVID-19 proibiu a abertura de comércios de rua, shoppings, restaurantes, bares, entre outros estabelecimentos comerciais, aos finais de semana.
 
Desde o início da pandemia, já foram registrados em Uberaba 14.838 casos positivos da doença na cidade, sendo que, destes, 328 pessoas morreram e 12.605 se recuperaram. 
 

Confira as atuais taxas de ocupação dos leitos/COVID dos hospitais de Uberaba, Araxá e Patrocínio:
 

 
Em Patrocínio, no Triângulo Mineiro, devido à complicada situação da ocupação total de todos os seus leitos destinados aos pacientes com a COVID, um novo decreto foi publicado pela prefeitura da cidade na última sexta-feira (19/2). O mesmo prorrogou as medidas do decreto anterior até 1º de março e ainda determinou novas medidas ainda mais restritivas, como: toque de recolher das 20h às 5h do dia seguinte, e a proibição do uso de espaços púbicos, como, por exemplo, pistas de caminhada e praça, e as realizações de missas e cultos, tanto em locais fechados como abertos.

 

No decreto anterior, publicado em 12 de fevereiro (com duração de 10 dias), quando tanto os leitos de UTI como de enfermaria para casos de COVID-19 estavam lotados, a Prefeitura de Patrocínio restringiu o funcionamento dos estabelecimentos comerciais e estabelecimentos de profissionais liberais, priorizando apenas o funcionamento dos serviços essenciais; além da proibir a venda, distribuição e o fornecimento de bebidas alcoólicas em estabelecimentos de qualquer natureza e eventos esportivos (todas essas medidas vão continuar na cidade até 1º de março).

 

O que é o coronavírus


Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp

Como a COVID-19 é transmitida? 

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?


Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam:

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal
Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus. 

Vídeo explica por que você deve 'aprender a tossir'


Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

 

 

 

 

 

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)