(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas IMUNIZAÇÃO

Um dia após bater 100 mil casos, BH tem 100 mil vacinados contra COVID-19

Ainda assim, lentidão da imunização chama a atenção: desde o último dia 11 a capital mineira não recebe doses


19/02/2021 18:26 - atualizado 19/02/2021 18:44

Francisca Santos Vieira, de 86 anos, uma das vacinadas contra a COVID-19 em BH(foto: Jair Amaral/EM/D.A Press)
Francisca Santos Vieira, de 86 anos, uma das vacinadas contra a COVID-19 em BH (foto: Jair Amaral/EM/D.A Press)

 

Belo Horizonte informou, nesta sexta (19/2), que vacinou 103.963 pessoas contra a COVID-19. Dessas, 48.140 já receberam a segunda dose e estão totalmente imunizadas contra a doença.

 

Em relação ao balanço anterior, mais 5.495 pessoas receberam a primeira dose na cidade. Outras 6.139 tomaram a segunda nas últimas 24 horas.

 

A marca de 100 mil imunizados foi batida um dia depois da capital mineira registrar 100 mil diagnósticos confirmados da doença.

 

O último balanço traz 104.441 casos confirmados de COVID-19 em BH. São 2.657 mortes, 4.838 pacientes em acompanhamento e 96.946 recuperados da virose.

 

 

São 224 pontos de aplicação da CoronaVac (Instituto Butantan/Sinovac Biotech) e da AstraZeneca (Fiocruz/Oxford) na cidade, entre hospitais, UPAs, Samu e centros de saúde.

 

Ainda conforme o levantamento da PBH, a cidade recebeu 242.220 doses das vacinas: 201.720 do Butantan e 40,5 mil da Fiocruz. Dessas, a prefeitura distribuiu 202.898.

 

A preocupação fica por conta da lentidão da imunização. Desde o último dia 11, a PBH não recebe qualquer ampola.

 

Além dos profissionais de saúde, o Executivo municipal vacinou e ainda imuniza os idosos acima de 86 anos. Moradores de asilos públicos e de residências terapêuticas também receberam doses.

 

O que é o coronavírus

Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp



Como a COVID-19 é transmitida?


A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?



Como se prevenir?


A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê



Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal

Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus.

 

Vídeo explica porque você deve aprender a tossir

Mitos e verdades sobre o vírus


Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

 

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)