(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PANDEMIA

Juiz de Fora autoriza bebida alcoólica em bares e reabertura de clubes

Liberação ocorre em meio à vacinação de idosos acima de 90 anos


18/02/2021 18:20 - atualizado 18/02/2021 19:26

Consumo de bebida alcoólica em bares estava proibido na faixa vermelha (foto: Marcos Alfredo)
Consumo de bebida alcoólica em bares estava proibido na faixa vermelha (foto: Marcos Alfredo)
Juiz de Fora
, na Zona da Mata mineira, liberou o consumo de bebida alcoólica em bares, reabertura de clubes e também atividades esportivas a partir desta quinta-feira (18). Em pronunciamento na noite dessa quarta-feira (17), o secretário de Comunicação Pública, Márcio Guerra informou que a cidade avançou para a ‘Faixa Laranja’ do programa municipal ‘Juiz de Fora pela Vida’. 

Conforme as diretrizes do programa, há cinco fases em que o município deve se encaixar de acordo com os indicadores sanitários. A fase mais restritiva é o Lockdown, depois vem a Faixa Vermelha, Faixa Laranja, Faixa Amarela, e a Faixa Verde, a menos restritiva de todas.

De acordo com a prefeitura, a mudança de fase foi permitida devido a vários fatores como a ampliação de leitos para pacientes com Covid-19, a adesão dos setores da cidade no combate à pandemia, e da atuação da fiscalização exigindo o cumprimento dos protocolos de segurança.

Portanto, nesta Faixa Laranja, a prefeitura autorizou o consumo interno em bares, desde que a população siga as medidas de segurança, como distanciamento mínimo de 2 metros e priorizar a utilização de mesa pela mesma família. Além disso, o estabelecimento não pode ter música ao vivo ou qualquer outro tipo de entretenimento. 

A prefeitura também autorizou a reabertura de clubes e liberou as atividades esportivas de acordo com os protocolos sanitários. As medidas incluem a obrigatoriedade de horário agendado; higienização do ambiente e equipamentos; verificação de temperatura de atletas e colaboradores; distância mínima de dois metros entre aparelhos e de três metros no caso de exercícios aeróbicos.

A distância pode ser reduzida se houver proteção acrílica ou rodízio entre os equipamentos, além de higienização após o uso.

Para o coordenador do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Juiz de Fora (SHRBS-JF), Rogério Barros, a situação é crítica para os 2.500 estabelecimentos do setor na cidade. Desde o início da pandemia, 240 empresas fecharam ou suspenderam as atividades, e cerca de mil trabalhadores foram demitidos.

”Olha, nós queremos que libere o mais rápido possível, sim, claro, dentro dos protocolos. Mas nós já perdemos o verão, que é o melhor período do ano”, ressalta.   

Em Juiz de Fora, após imunizar os trabalhadores da saúde, a prefeitura iniciou a vacinação de idosos com 90 anos ou mais. Até o momento, 18.854 pessoas foram vacinadas. A cidade acumula 780 mortes por COVID-19 e os casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus somam 19.119.

O que é o coronavírus


Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp

Como a COVID-19 é transmitida? 

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?


Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam:

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal
Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus. 

Vídeo explica por que você deve 'aprender a tossir'


Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

 



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)